Mulher, por que choras?

-Tema:

João 20.11-18


-Introdução: A sensibilidade é uma característica feminina. Enquanto muitos homens hesitam em demonstrar seus sentimentos, as mulheres geralmente expõem suas emoções com mais facilidade.
Maria Madalena já estava chorando há vários dias. Desde que prenderam, maltrataram e crucificaram seu mestre. Chorou por toda a via crucis até o calvário e desde a cruz até o túmulo. No domingo, Maria Madalena retorna esperançosa em rever seu mestre e quando encontra o túmulo vazio, volta a chorar (v.11). Mas agora recebe uma boa notícia de que não há mais razão para sua tristeza.

O que te faz chorar?

Alguns motivos de consolo, baseando nas duas vezes que foi perguntado a Maria Madalena: “porque choras?”.

1- Buscar a Jesus: v.13

O primeiro a perguntar para Maria Madalena “porque choras?” (v.13), foi um dos dois anjos que estavam no túmulo de Jesus (v.12). A reação de Maria Madalena foi abrir seu coração. Ela pensava que o corpo de Cristo tinha sido roubado da sepultura.
Assim como os demais discípulos, ela estava tão triste que não se lembrava da promessa da ressurreição talvez nem compreendesse sua dimensão (João 20.9). Mesmo assim ela estava em busca de seu Mestre. Sua perseverança na porta do túmulo (v.11) demonstra a busca incansável por encontrar o Cristo vivo.
A palavra de Deus promete que “o anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra” (Salmo 34.7). Assim como o anjo perguntou a Maria Madalena, por que estava chorando, Deus também coloca anjos junto de sua vida para te proteger de todo mal (Hebreus 1.14).
Contudo, Maria Madalena não queria ver anjo e sim o seu Senhor a quem procurava. Se ficasse impressionada com os anjos, talvez se tornasse uma mística e não veria Jesus ressuscitado. Da mesma forma precisamos buscar somente a Jesus como Senhor em nossas vidas. Somente Jesus tem o consolo que você precisa (Apocalipse 7.17).
Busque o consolo em Jesus!
                   

2- Reconhecer Jesus como Senhor: v.14-16

O segundo a perguntar para Maria Madalena “porque choras?” (v.15), foi o próprio Jesus. Maria Madalena estava tão triste e com os olhos embaçados de lágrimas, que não reconheceu Jesus (v.14), pensando que fosse o jardineiro (v.15). Ainda assim, Maria Madalena não desistiu e pediu que lhe mostrasse onde estava seu mestre.
No momento em que Jesus chama o nome de Maria, sua voz inconfundível em tom amável foi reconhecida imediatamente. Ela olhou para Jesus e o chamou como de costume pelo título de Raboni, que significa Mestre. Este reconhecimento foi feito por ambos em palavras que se tratavam anteriormente, mostrando sua proximidade.
Quando reconhecemos a Jesus como Senhor de nossas vidas, recebemos o consolo do Espírito Santo (João 14.26). Jesus prometeu que nos “enxugará dos olhos toda lágrima (Apocalipse 21.4). Antes de conhecermos a Jesus, nossa vida era de tristeza, mas quando recebemos o Senhorio de Cristo, passamos a viver em sua presença constante (Mateus 28.20).
Jesus é o Senhor de sua vida!

Jesus te consola!

-CONCLUSÃO: v.18 “saiu Maria Madalena anunciando aos discípulos: Vi o Senhor!”.
A alegria tomou conta do coração de Maria Madalena e a tristeza foi embora (Salmo 30.5). Sua reação, a partir deste encontro com Cristo, foi levar a mensagem da ressurreição para os demais discípulos. Também se lembrava das palavras do Mestre.
Nunca podemos esquecer-nos da missão que Jesus nos deu (Mateus 28.18). Quando cumprimos esta missão, ficamos tão ocupados com a boa mensagem, que não temos tempo para chorar por qualquer coisa. O Senhor te deu uma missão de levar as boas novas de alegria para todo o povo (Lucas 2.11).

Receba o consolo de Deus!

______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp