Como entender o Apocalipse?

Tema: ESCATOLOGIA


Apocalipse 1.19 "Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas." 

Introdução: A primeira palavra do livro é expressão grega Apokálipsis (Ἀποκάλυψις) que significa revelação lhe dá o título e também introduz o assunto do livro1. O que está sendo revelado, antes estivera oculto e guardado, mas agora é descoberto. Por isso o estudo do Apocalipse é uma busca constante de Revelação que nos faz depender do Espírito Santo (II Pedro 1.20,21).

Você compreende o Apocalipse?

Vamos entender um pouco sobre a literatura e linguagem apocalíptica:

1- Literatura Apocalíptica

Apocalipse 10.4 “E, sendo ouvidas as vozes dos sete trovões, eu ia escrevê-las, e ouvi uma voz do céu, que me dizia: Sela o que os sete trovões falaram, e não o escrevas”.

A literatura apocalíptica era comum em tempos de crise. Vários textos apocalípticos podem ser reconhecidos nos livros de Ezequiel, Daniel e Zacarias, além de inúmeros apócrifos de conteúdo apocalíptico. Existe um ar de mistério no texto (como citado acima), para ocultar o que não deveria ser revelado aos perseguidores.

Alguns aspectos sobre a literatura do Apocalipse de João:
a) Autor: o apóstolo João, filho de Zebedeu (Marcos 15.40,41), o mesmo que escreveu o evangelho segundo João e as três cartas pastorais chamadas joaninas. Já idoso e prisioneiro na ilha de Patmos, de onde enviava seus escritos às Igrejas (Apocalipse 1.9).
Em vários textos apocalípticos os autores não revelam seus nomes ou usavam um pseudônimo quase sempre de um personagem famoso do passado. Isso para evitar a perseguição declarada.
b) Época: em torno do ano 93 d.C. Um tempo de severa perseguição aos cristãos durante o reinado do imperador Domiciano (81-96 d.C.).
Os textos apocalípticos apontam para o futuro, mas denunciam os problemas da atualidade por meio de alegorias onde os dominadores são representados por feras, por exemplo.
c) Leitores: os primeiros leitores do Apocalipse foram os cristãos da Ásia Menor onde estão as sete Igrejas citadas no livro (Apocalipse 1.11).
Estes cristãos entendiam perfeitamente as palavras e analogias usadas pelo apóstolo João porque se referia diretamente ao seu sofrimento.

Era um estilo literário muito usado semelhante às charges e críticas políticas onde se quer dar a mensagem sem deixar claro quem está dizendo e de quem está falando.
O Apocalipse é uma mensagem de Deus para seu povo!

2- Linguagem Apocalíptica

Apocalipse 14.13 “E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os sigam”.

A metodologia de comunicar a mensagem era muito simples e popular usando figuras representativas de sua época inspirados em histórias do povo, principalmente do Antigo Testamento. As lembranças tinha função didática de trazer à memória os livramentos que o povo já tinha recebido e em seguida traz promessas de salvação.

Algumas características da linguagem apocalíptica são:
a) Carta circular: a mensagem embora direcionada a um grupo específico, também deveria ser multiplicada para outros leitores tornando-se uma carta circular2. As cartas ás Igrejas da Ásia Menor foram lidas em todas estas e em muitas outras comunidades. 
As cópias do texto evitavam que este se perdesse e minimizava as perseguições por não se referir a apenas um grupo fechado.
b) Profecia: a mensagem é claramente profética, uma continuação do ministério dos antigos profetas denunciando o erro e apontando para o futuro.
Diferentemente do texto profético, os escritos apocalípticos são profecias que apontam para o futuro usando símbolos que não seriam entendidos por quem não fizesse parte dos cristãos ou não conhecessem a Palavra de Deus3.
c) Esperança: as palavras dos textos apocalípticos trazem esperança para os leitores que estão passando por perseguição.
A principal função do texto apocalíptico era dar respostas ao povo quanto ao seu sofrimento e gerar esperança para perseverar na fé.

A linguagem apocalíptica está recheada de figuras do Antigo Testamento que facilitam a compreensão para os estudiosos das Escrituras quando aplicados ao entendimento para a época em que foi escrito. Os ícones usados no texto podem ser renovados em cada geração quando as profecias se aplicam aos problemas sociais.
O Apocalipse traz uma resposta de esperança ao sofrimento!

O Apocalipse é uma Revelação!

CONCLUSÃO 

Apocalipse 21.5 E, o que estava assentado sobre o trono, disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis”.
A mensagem apocalíptica ensina fazer uma RELEITURA DO PASSADO com uma APLICAÇÃO PARA O PRESENTE e aponta para ESPERANÇA NO FUTURO.
Quem pensa que o Apocalipse anuncia desgraças é porque certamente não conhece a as Boas Novas do Evangelho da Graça.
Para entender o Apocalipse é preciso estudar a Bíblia toda para encontrar os personagens e figuras usados no livro (João 5.39) e sempre buscar revelação do Espírito Santo (João 14.26).

O Apocalipse é uma mensagem para a Igreja hoje!

______________________________



3 PEIXOTO, Western Clay. Para Ler os Apocalipses, 1992, Belo Horizonte, 61 págs.

ebook manual simbólico do apocalipse

Manual Simbólico do Apocalipse 

Quem disse que o Apocalipse é um livro que anuncia coisas ruins? Com certeza quem divulga que o Apocalipse é um livro de más notícias são pessoas que não conhecem a Boa Nova do Evangelho. O Apocalipse faz parte desta Boa Notícia para aqueles que serão salvos, mas para quem não será salvo realmente é uma má notícia. O evangelho é uma boa notícia de que todos podem ser salvos e felizes em Cristo Jesus.
 

Adquira o livro impresso



Siga-nos nas redes sociais:




Oferte abençoando este ministério:

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Agência 4386 - Operação 003 - Conta 996-8

PIX CNPJ: 39291393000175

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp