Encarnando a Palavra

-Tema: DISCIPULADO
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”. João 1.12
-Introdução: O verbo é a Palavra de Deus. Quando criou todas as coisas Deus usou verbos para ordenar o surgimento de tudo (Hebreus 11.3). Contudo a carne é corrupta e representa o pecado (Marcos 14.38). Quando a Palavra de Deus penetra e separa as juntas e medulas, propósitos e pensamentos do coração (Hebreus 4.12) então passa estar dentro de nossas vidas.
João Wesley parafraseou este texto explicando assim:
“A fim de nos exaltar com esta dignidade e felicidade, o Verbo eterno, por meio da mais maravilhosa condescendência, se fez carne, uniu-se à nossa natureza miserável, com todas as inocentes fragilidades. E não nos fez uma visita transitória, mas habitou entre nós na terra, manifestando a glória dele de uma maneira mais célebre, mais até do que antigamente no tabernáculo de Moisés”1.
Encarnar a Palavra significa receber e experimentar o que as Escrituras dizem. Encarnamos a Palavra quando praticamos os ensinamentos bíblicos (Tiago 1.22) e quando expressamos o que cremos através de nossa boca (Romanos 10.8). Isso significa trazer para a prática e viver a fé. O Verbo que se fez carne quer habitar em sua vida.

Como encarnar a Palavra de Deus?

Vamos refletir sobre três características que Jesus assumiu diferenciando sua vida em carne e que nos proporciona quando sua Palavra preenche nosso ser:

1- Graça: “cheio de Graça”.

A primeira diferença que havia em Jesus como homem em carne era que tinha sobre si a Graça de Deus. Todos percebiam que havia algo diferente em Jesus e isso era a Graça ou amor Divino para com a humanidade.
A graça de Deus é o seu favor imerecido, o amor incondicional e o perdão oferecido a todas as pessoas (Tito 2.11).  
A carne não tem graça em si porque está condenada à morte pelo pecado (Romanos 6.23). Mas quando a Palavra de Deus entra em nossas vidas, passamos a ser espirituais e não apenas carnais (I Coríntios 2.14,15).
O Senhor nos concede sua Graça para achar favor “diante de Deus e dos homens” (Provérbios 3.4). Não somos merecedores, mas através de Jesus recebemos “graça sobre graça” (João 1.16).
Quando experimentamos a Palavra de Deus na prática passamos a ver tudo sob a ótica da Graça, aprendendo a amar e perdoar nosso próximo.
A Palavra te enche de Graça!

ASSISTA:

2- Verdade: “e verdade”.

A segunda marca de Jesus como Verbo encarnado é a verdade. As palavras de Jesus eram verdadeiras e profundas, marcando a vida de seus ouvintes. A autoridade das palavras de Jesus estava baseada nas Escrituras e na verdade (Mateus 7.29). Na tentação o diabo foi derrotado pelo poder da Palavra proferida por Jesus (Mateus 4.1-11).
O mundo está cheio de mentiras (João 8.44), mas quando conhecemos a verdade Palavra de Deus, somos libertos (João 8.32). Jesus é a verdade em pessoa (João 14.6) e a sua Palavra é verdadeira (João 17.17). Através de Cristo todas as obras mentirosas são desfeitas (I João 3.8).
Quando a Palavra de Deus entra em nossas vidas, somos libertados de todo engano e passamos a viver baseados na verdade. Os ensinos da Bíblia são inspirados por Deus e são verdadeiros porque podem ser úteis e praticados (II Timóteo 3.16). Ao crer na Palavra, toda a mentira sai de nossa carne e entra em nós a verdade.
A Palavra te enche de Verdade!

3- Glória: “e vimos a sua glória”.

A terceira característica da Palavra encarnada em Jesus foi a presença da Glória de Deus em sua carne. Mesmo sendo humano, a presença de Deus era tão forte que a única explicação para sua origem está na expressão Filho de Deus. Jesus se tornou humano, mas sua Divindade é a sua real forma e essência. A glória de Jesus é a presença de Deus.
A carne não possui glória porque é mortal e pecadora, por isso “carecem da glória de Deus” (Romanos 3.23). A carne não pode herdar o Reino de Deus porque é corrupta (I Coríntios 15.50). As obras da carne são pecadoras (Gálatas 5.19,20). A glória de Deus estava sobre Jesus encarnado porque o fruto do Espírito sobrepunha sua natureza carnal (Gálatas 5.22,23).
Quando recebemos a Palavra de Deus em nossas vidas passamos a vivenciar a Glória de Deus. Passamos a fazer tudo para glorificar ao Senhor (I Coríntios 10.31). Podemos ver a Glória de Deus quando experimentamos maravilhas e bênçãos do Senhor. Cada resposta de oração é uma glória que Deus mostra para nós.
Podemos glorificar a Deus através do louvor e adoração (Efésios 1.12) e também por meio de frutos que são o testemunho de vida cristão (João 15.8). Sem Deus nossa vida não tem glória alguma, mas apenas derrotas. A presença da Palavra em nós traz glória das vitórias que alcançamos.
A Palavra traz Glória através da vitória!

Experimente a Palavra de Deus!

-CONCLUSÃO: “unigênito do Pai”.

Jesus é único e nunca houve nem haverá alguém como Ele. Somente Jesus é o Filho de Deus que pode salvar a humanidade (João 3.16). Mas quando cremos em Jesus também nos tornamos filhos de Deus juntamente com Cristo (João 1.12) por meio da adoção (Efésios 1.5).
Jesus também é unigênito, ou único da espécie2 que foi a Palavra encarnada (João 1.1). Mas quando sua presença está em nós, a sua Palavra preenche nosso ser e podemos confessar a Jesus como Senhor (Romanos 10.9,10). Assim a nossa carne mortal recebe a Palavra de Deus que nos transforma.
Estas três características: Graça, Verdade e Glória são bênçãos que recebemos quando vivenciamos a Palavra de Deus na prática. Ou seja, nossa boca, mãos, olhos, e todo nosso corpo carnal passam a ser instrumentos para manifestar a presença de Jesus quando fazemos parte do Corpo de Cristo (I Coríntios 12.27).
Encarne a Palavra de Deus em sua vida!
______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.
1 WESLEY, John. Notas explicativas de John Wesley sobre o Novo Testamento: Evangelhos e Atos – Tomo I. Belo Horizonte: Filhos da Graça / Noah Edições, 2015. Página 220.
VINE, W.E., Merril F. Unger e William White Jr. Dicionário Vine, tradução Luís Aron de Macedo, Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2006 – 7ª edição. Páginas 1044 e 1045.

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

13 comentários:

  1. Amén... Deus seja louvado, obrigado por nos
    Abencoar com essas mensagens abandonada ... Paz e Graca

    ResponderExcluir
  2. Amém toda glória, toda honra seja dado a esse Deus maravilhoso, que deu seu único filho pra morrer por nós na cruz do calvário.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço primeiramente a Deus por colocar pesoas abençoando para tá nós ensinando um pouco da palavra de Deus obrigada e sejam abençoados mas é mas

    ResponderExcluir
  4. Amém Glória a Deus por essa palavra abençoada.

    ResponderExcluir
  5. Graça e paz a todos irmãos em CRISTO JESUS toda honra e glória a DEUS PAI e ao nosso SENHOR JESUS o filho do DEUS vivo amém.... fm.junior

    ResponderExcluir
  6. Ótimo app bíblico para estudar a escritura que fala DEUS PAI e seu filho JESUS AMADO.

    ResponderExcluir
  7. Apaz do senhor Jesus esteja com todos Amém

    ResponderExcluir
  8. Bença!!gloria a DEUS

    ResponderExcluir
  9. aristela araujo barbosa26 de janeiro de 2016 18:46

    Oh Deus tremendo e misericordioso!!! ! glória à Deus!!!

    ResponderExcluir
  10. Estou encantado com tamanha capacidade de expressar o que está contido na magnífica palavra de Deus com tanta simplicidade e clareza. Com toda certeza, ao terminar de ler o que li, me sinto mais capacitado no entendimento da palavra.
    Continue sendo ferramenta do Espírito Santo de Deus, e que muitas vidas sejam alcançadas por meio das pregações que vc articula tão minuciosamente. A paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  11. Tenho apreendido com esses estudos e ensinado também. Obrigado que Deus continue te abençoando.Pra Alessandra Coelho

    ResponderExcluir
  12. Gostei demais da palavra Deus te abençoe homem deDeus por nós ensinar a Santa palavra amem

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.