Quem é Jesus?

Lucas 9.18-20
-Introdução: Você pode saber tudo a respeito de uma pessoa famosa e mesmo assim não conhecer pessoalmente esta pessoa. Quando perguntamos ‘quem é você’, quase todo mundo responde o que faz e de onde veio ou de qual família faz parte. Contudo estas respostas estão erradas. Você não é a sua profissão, seu local de origem ou com quem está casado. Isso mostra que muitas vezes não sabemos o significado profundo desta pergunta.
Jesus perguntou aos discípulos o que as pessoas falavam Dele e depois quis saber o que seus seguidores falariam a seu respeito. Hoje esta pergunta continua sendo feita pelo Mestre: Quem é Jesus pra você? Muitas pessoas falam sobre Jesus e às vezes não param para refletir quem realmente Ele é.

Você conhece Jesus?

Vamos estudar no evangelho de João as afirmações sobre quem é Jesus:


1- O Cordeiro de Deus: João 1.29

João Batista conhecia a Jesus porque era seu parente (Lucas 1.36), mas não lhe chamou de primo, vizinho, carpinteiro ou qualquer outra expressão, porque sabia quem realmente era o Senhor. Por isso, João estava batizando e quando Jesus passou apontou para Ele dizendo que era o Cordeiro de Deus. As pessoas que estavam em busca do perdão de seus pecados deveriam seguir a Jesus.
Somente Jesus pode perdoar a apagar nossos pecados (I João 1.7-9). Ele nos perdoa e limpa completamente. Entregou-se como um Cordeiro para nos salvar (Isaías 53.7).
Jesus é o Cordeiro de Deus!

ASSISTA:

2- A Água da Vida: João 4.14

Uma mulher estava buscando água e Jesus lhe pediu que o servisse. Em troca prometeu que faria fluir água em seu interior. Aquela mulher sofria de um vazio existencial que procurava resolver em sua vida emocional, mas teve várias decepções amorosas (João 4.16-18).
Jesus disse que é a água da vida porque sabe que não existe vida sem água. Assim também não existe vida sem Jesus.
Muitas pessoas sofrem porque estão sedentas.  O ser humano tem uma sede dentro de si que somente Jesus pode saciar. Quando entregamos nossas vidas para Jesus passamos a ser saciados com a verdadeira água que nos satisfaz (João 7.37,38). Nenhum prazer ou qualquer outra coisa pode preencher sua vida não ser Jesus.
Jesus é a água da vida!

3- O Pão da Vida: João 6.35 

Jesus havia multiplicado os pães no deserto (João 6.1-15) e a multidão o seguiu em busca de mais pão (João 6.22-26). Queriam mais um sinal de Deus além de tudo que Jesus já tinha feito (João 6.30). Sugeriram que Jesus fizesse chover pão do céu como aconteceu com o povo no Êxodo (João 6.31).
Jesus deixou claro que o verdadeiro Pão vem do céu para salvar o mundo não somente da fome, mas da perdição (João 6.33). Então, quando as pessoas pediram este Pão espiritual, Jesus se apresentou: “Eu sou o pão da vida” (João 6.48).
A fome é triste. Quem está com fome não consegue nem pensar em outra coisa. O pão também é um alimento essencial. Do mesmo modo que ninguém pode viver sem pão, também não podemos viver sem Jesus.
Jesus é o Pão da Vida!

4- A Luz do mundo: João 8.12 

Outra coisa vital para a vida é a luz. Não existe vida sem luz. A primeira coisa que Deus criou foi a luz e a separou das trevas (Gênesis 1.3). A partir de então foram criadas água, plantas, animais e toda a natureza.
Viver na escuridão é estar em dúvida e medo. Por isso Jesus diz que ilumina nossas vidas. Toda incerteza e temor são transformados em convicção e confiança quando estamos com Jesus que também nos faz ser “luz do mundo” (Mateus 5.14).
Jesus é a Luz do mundo!

5- A Porta da Vida: João 10.9  

A porta transmite segurança, mas também é símbolo de liberdade. Jesus falava sobre o rebanho que precisava estar num aprisco bem protegidos para descansar, mas também necessitam de espaço e liberdade para buscar pastagem.
Jesus diz que é a Porta porque nos protege e também nos dá liberdade. Ao declarar que podemos entrar e sair, significa que somos livres em sua presença (II Coríntios 3.17). Quando precisamos de uma oportunidade e pedimos que Deus nos abra uma porta, então sabemos que Ele pode abrir e ninguém pode fechar (Apocalipse 3.8). Com Jesus você é livre.
Jesus é a Porta da Vida!

6- O Bom Pastor: João 10.11

As pessoas na época sabiam a importância de ter um rebanho. Disso também dependia a subsistência de todas as famílias. Das ovelhas retiravam a lã para suas vestes, o leite e a carne para alimento e ainda comercializavam ajudando no sustendo familiar. Por isso, dedicavam boa parte de seu tempo cuidando do rebanho.
Jesus mostra que assim como as pessoas cuidavam de suas ovelhas, assim também cuida de cada um de nós e nos conhece pessoalmente como um pastor sabe diferenciar cada ovelha (João 10.14,15). Ainda alerta que existem mercenários, pessoas que só fazem as coisas por interesse e não prosseguem diante das dificuldades (João 10.12,13).
Jesus é o Bom Pastor não somente pelo cuidado, proteção e conhecimento de todos, mas principalmente porque é o único que dá a vida por nós (João 10.17,18). Ao contrário das ovelhas que dão sua vida pelos seus proprietários, Jesus é quem se entrega por nós.
Jesus é o Bom Pastor!

7- A Ressurreição e a Vida: João 11.25

Lázaro havia morrido e todos achavam que Jesus chegou tarde de mais, mas o Senhor lhes diz que Ele é a própria ressurreição e vida. Isso só foi compreendido mais tarde quando Jesus chamou Lázaro ainda mais quando o Jesus ressuscitou a si mesmo.
Deus é o único que pode dar a vida. Jesus é o “Autor da vida” (Atos 3.15). Com isso mostra que não há limites para o seu poder e que venceu a própria morte (I Coríntios 15.54,55). Por isso podemos viver através de Jesus (Gálatas 2.20). Para Deus a morte não é o fim.
Jesus é a Ressurreição e a Vida!

8- O Caminho, a Verdade e a Vida: João 14.6

Quando Jesus estava orientando seus discípulos sobre a sua morte e ascensão, deixou claro que lhes prepararia o caminho por onde andasse e que nunca estariam sozinhos. Então Tomé lhe pediu que lhe mostrasse o caminho. Foi quando Jesus disse que Ele mesmo é o próprio caminho.
Muitas religiões apontam caminhos diferentes. Jesus, entretanto deixou claro que só existe um caminho (I Timóteo 2.5). Somente através de Jesus podemos chegar até Deus. Também não aponta um caminho externo que a pessoa trilha sozinho, mas revela a si mesmo como a direção que devemos seguir.
Se você não sabe para onde ir, Jesus é o Caminho. Se tiver dúvidas, Jesus é a verdade. Se você tem medo, Jesus é a vida. A direção certa é Jesus.
Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida!

9- A Videira Verdadeira: João 15.5

A vide ou parreira de uvas era muito cultivada no tempo bíblico. Devido ao clima árido e a escassez de água, o suco de uva ou vinho era essencial. Poderiam armazenar o vinho e carregar em viagens pelo deserto como fonte de hidratação segura. O vinho também era símbolo de alegria e prazer.
Jesus diz que é a videira verdadeira porque sem o tronco os ramos não podem produzir frutos cultivados por Deus que é o agricultor (João 15.1). Isso mostra a dependência que devemos ter do Senhor para tudo em nossas vidas. Ligados em Cristo teremos uma vida frutífera e abençoada (João 15.8).
Jesus é a Videira Verdadeira!

10- O Grande EU SOU: João 8.58

Quando Moisés perguntou a Deus qual seria seu nome, o Senhor lhe disse “EU SOU” (Êxodo 3.14), mostrando sua eternidade e poder absoluto. Jesus reivindicou ser o mesmo Deus que se revelou a Moisés1, por isso as pessoas quiseram apedrejá-lo (João 8.59). A Bíblia diz que o “...o Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus” (I João 5.20). Não há dúvidas sobre a Divindade de Cristo.
Enquanto nós apenas existimos temporalmente, Deus é infinito, imutável e Todo Poderoso (Êxodo 6.2,3). O nome de Deus EU SOU muitas vezes está associado a atributos Divinos que revelam sua plenitude e capacidade de nos abençoar como JEOVÁ JIRÉ: Deus proverá, (Gênesis 22.8 e 14), JEOVÁ NISSI: Senhor nossa bandeira (Êxodo 17.15), JEOVÁ RAFÁ: EU SOU o Deus que te sara (Êxodo 15.26), JEOVÁ SHALOM: O senhor é a nossa paz (Juízes 6.23 e 24), JEOVÁ TSDEKENU: Senhor Justiça nossa (Jeremias 23.5,6). Lei mais a respeito no estudo OSNOMES DE DEUS.
Ainda no Apocalipse Jesus se revela como o “Alfa e o ômega, o primeiro e o último, o princípio e o fim” (Apocalipse 1.8), mostrando sua eternidade e poder.
Jesus disse que é o Grande EU SOU porque realmente Ele é tudo. Jesus é Jeová Rafá porque Ele cura. Jesus é Jeová Jiré porque Ele provê e sustenta. Jesus é o Jeová Shalom porque nos dá a paz. Jesus é Jeová Tsidekenu porque nos perdoa e nos justifica. Jesus também é Jeová Nissi porque é a nossa bandeira da vitória.
Jesus é o Grande EU SOU!

Jesus é tudo!

-CONCLUSÃO: João 15.13,15

Jesus se revelou e se apresentou para nós dizendo quem Ele é. Sua confiança e autoconhecimento eram tão fortes, que não deixou dúvidas sobre sua pessoa.
Mas, além disso, Jesus sabe quem somos cada um de nós. Ele nos conhece e mesmo assim nos ama. Por isso Jesus disse que é o nosso melhor Amigo e deseja que sejamos seus amigos também.
Você é amigo de Jesus? Ser amigo de uma pessoa não é apenas saber seu nome ou ter convivido por um tempo. Uma pessoa que trabalha junto, ou estudo e até mesmo um vizinho ou parente pode ser conhecido e não ser amigo. Amigo é quem convive, está sempre junto, conversa tudo e abre o coração.

Seja amigo de Jesus!

______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.
1 SHEDD, Russel. Notas de Rodapé. IN: Bíblia Vida Nova. Tradução de João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada. São Paulo: S.R. Edições Vida Nova, 1976. Página 65.

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

0 COMENTE!:

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.