O Administrador de Projetos Falidos

Tema: MOTIVACIONAL

pregação José do Egito

“O SENHOR era com José, que veio a ser homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio
 
Gênesis 39.2

Introdução: A vida de José se resume nesta frase: “o Senhor era com José”. Este era o diferencial em sua vida, a presença de Deus sempre em todo tempo. José no Egito aprendeu muito, após grandes perdas e aproveitava as oportunidades para reiniciar novos planos. Ele administrou três projetos falidos e em tudo que fez deu certo porque Deus o ajudava.
Se você pensa que seus sonhos falharam, peça a Deus que esteja contigo e tudo pode ser transformado. Talvez você pense que não teve uma boa oportunidade ainda na vida, mas aproveite a oportunidade que tem agora e faça o seu melhor até o tempo em que Deus te contemplará com coisas grandiosas que só o Senhor pode fazer.


Seus projetos falharam?

Vamos aprender com os três projetos falidos que José Administrou:

1º projeto falido – Uma casa desorganizada: Gênesis 39.1-6

Após ter sido vendido como escravo pelos próprios irmãos, José pensou que seus projetos haviam falhado, mas nunca se esqueceu do sonho que Deus lhe deu (Gênesis 37.5-36).
A primeira oportunidade que José teve após ser feito escravo foi de trabalhar na casa de um oficial egípcio intitulado Potifar. Possivelmente, para deixar a casa na mão de um escravo, algo de errado poderia estar acontecendo, visto que os egípcios eram peritos em muitas coisas. Mas quando José assumiu o cuidado da casa, tudo começou a melhorar, tanto dentro da casa como no campo ao redor (Gênesis 39.5). Isso significa que a bênção de Deus sobre a vida de José influenciava tudo o que acontecia. Seu patrão notou a diferença com a administração de José e por isso lhe deu total liberdade de trabalhar como quisesse (Gênesis 39.6).
José precisou aprender a administrar uma casa para que no futuro governasse uma nação. Estava passando por um treinamento e não sabia. Pegou uma casa desorganizada para administrar e ali fez o seu melhor, sendo preparado para algo maior.
Se você pensa que o que tem é muito pouco e precisa de mais, confie que Deus está com você e sabe de sua capacidade de fazer melhor, então se dedique ao máximo, valorize o que já tem e espere no Senhor que te dará uma outra oportunidade.
Aproveite as oportunidades que Deus te dá!

2º projeto falido – Uma prisão sem esperança: Gênesis 39.20-23

Após ter recusado trair seu patrão com a mulher dele, José foi acusado injustamente por ela e então lançado numa prisão (Gênesis 39.7-19). Mais uma vez viu seu sonho se frustrar, mas confiou que Deus estava com ele mesmo ali naquele calabouço.
Na prisão o carcereiro passou algumas tarefas para José e quando viu sua capacidade de administrar, colocou José como responsável por todo o presídio (Gênesis 39.22,23). Um lugar imundo, triste e sem esperança. José passou a ter as chaves da prisão, era livre mesmo sendo preso. Transformou aquele lugar e tudo o que fez deu certo.
José passou por aquela cela fria, escura e infeliz para conhecer a injustiça e maldade humana e então aprender a ser um homem justo e bom. Deus estava preparando ele mais uma vez para ser um governador conforme a justiça e bondade. Mesmo sem entender, José aproveitou aquela oportunidade e fez o seu melhor transformando aquele lugar com a presença do Senhor.
Aprenda a fazer o seu melhor onde você estiver. Não existe lugar pior que uma cadeia e se uma prisão pode ser transformada, todo lugar também pode mudar. Não se sinta em uma prisão, porque você é livre para sonhar e prosseguir os seus projetos.
Faça o seu melhor onde estiver!

3º projeto falido – Um império decadente: Gênesis 41.39-43

Após um tempo no cárcere, José interpretou o sonho de um padeiro e um copeiro de Faraó (Gênesis 40.1-20). Um dia o Faraó teve um sonho que o perturbou, então o copeiro que havia conhecido José na prisão falou de José ao rei, que mandou lhe chamar (Gênesis 41.8-13). José interpretou o sonho de Faraó e por isso foi constituído como governador de toda a terra do Egito (Gênesis 41.14-38).
Este terceiro projeto que José administrou não seria nada fácil como não foram fáceis os anteriores. O mundo passaria por um tempo de fome e miséria. Por isso Faraó reconheceu que precisava de uma pessoa com sabedoria de Deus para cuidar de seu povo. No meio da crise o Egito prosperou e se enriqueceu (Gênesis 41.46-49 e 53-57).
Chegou o tempo de Deus usar José finalmente para o propósito que tinha para sua vida. Mas primeiro precisou ser preparado. Não foi numa fase boa que José teve a oportunidade de governar a nação, mas foi no tempo certo. No meio da pior crise da história, Deus o usou para abençoar milhares de vidas famintas.
Talvez você esteja vivendo as consequências da crise no país e no mundo, mas Deus está com você e você pode vencer mesmo no meio das dificuldades. Peça ao Senhor que lhe inspire com sabedoria como José para saber o que fazer. Você pode superar esta fase e ser muito abençoado por Deus.
Deus quer te usar para abençoar vidas!

Entregue seus projetos nas mãos do Senhor!

CONCLUSÃO

A vida de José foi marcada por projetos que falharam. Quando sonhava em apenas viver com seus irmãos e receber uma parte da herança da família, na verdade ele que teve suficiente para ajudar seus familiares (Gênesis 46.34). Precisou administrar uma casa desorganizada para aprender como cuidar de uma nação. Conheceu a tristeza de uma prisão para se tornar um homem justo. Administrou um império decadente, no meio de uma grande crise e prosperou.
Se os seus sonhos falharam, confie em Deus que restaura os seus projetos. Faça o seu melhor onde estiver. Aproveite as oportunidades que Deus te dá. Creia que no tempo certo o Senhor te abençoará e que Deus quer te usar para abençoar vidas.

Deixe Deus administrar seus projetos!

______________________________

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp