Clamor pela nação

Daniel 9.3-19

-Introdução: O profeta Daniel estava no cativeiro babilônio e embora estivesse em situação aparentemente confortável, por sua posição de destaque no império, mesmo assim não se conformou e clamou a Deus por sua terra e seu povo. Este texto é uma linda oração que se identifica com os dias atuais, quando precisamos aprender a interceder por nossa nação.

Como interceder pela pátria?

Vamos refletir o que precisamos para clamar por nosso povo:


1- Ouvir a Deus: v.6 “não demos ouvidos...”

A primeira dificuldade do povo é ouvir a Deus, ouvir sua Palavra e seus profetas. E além de não ouvir a Deus, consequentemente “não obedecemos” (v.10). Esta é a causa de tamanho caos em nossa terra. Se ouvirmos ao Senhor seremos bem sucedidos (Isaías 1.18).
Daniel conclui sua oração pedindo ao Senhor que ouça o seu pedido (v.18), mostrando que Deus está atento para nos ver e ouvir o tempo todo (Isaías 59.2).
Esta surdez espiritual é a primeira barreira que precisamos vencer. Somente se ouvirmos a Palavra de Deus poderemos ter fé (Romanos 10.17). Deus fala conosco o tempo todo, mas nós é que não o ouvimos.
Ouça a voz do Senhor!

2- Falar com Deus: v.4 e 13 “Orei ao Senhor, meu Deus, confessei e disse...” “não temos implorado o favor do Senhor”.

O segundo desafio é estabelecer uma prática de oração a Deus por nossa terra. Jesus prometeu que ouviria nossos pedidos de oração (Marcos 11.22-24). Devemos sempre orar por nossas autoridades e pela nação (I Pedro 2.13,14).
Quando ouvimos somos capacitados a falar. Mas quando não falamos com uma pessoa, logo estamos ignorando sua presença. Por isso é um ato de desprezo quando não conversamos com Deus (v.13). Se cremos em sua presença então podemos conversar com o Senhor.
A mudez espiritual é a segunda barreira que devemos vencer. Deus está pronto para nos ouvir e só nos basta clamar para receber a resposta às orações. Quando olha para a terra, procura pessoas que estejam orando (Ezequiel 22.30).
Clame a Deus por seu povo!

3- Sentir nossos erros: v.7-9 “a nós pertence o corar de vergonha”.

Além de aprender a ouvir e falar com Deus, também precisamos buscar sensibilidade espiritual. Não podemos ser insensíveis aos problemas quando estes não estão ardendo em nossa pele. Como cristãos, devemos sentir a dor de nosso próximo.
Daniel era um homem puro e casto. Poderia achar que não tinha nada a ver com o pecado de seu povo, mas nesta oração ele se incluiu pedindo perdão como pecador. Isso nos ensina que ao invés de culpar os outros, nossa tarefa é se humilhar diante do Senhor confessando nossos erros (II Crônicas 7.14).
O texto diz duas vezes que a nossa parte é “corar de vergonha” (v.7,8). Também declara que a Deus “pertence a justiça” (v.7) e em seguida o profeta diz que “ao Senhor, nosso Deus, pertence a misericórdia e o perdão” (v.9). Deus é justo, mas também é misericordioso e perdoador.
O profeta estava declarando que tinha vergonha do pecado do seu povo. Este é um sintoma de arrependimento. Não podemos nos conformar com os erros, mas sentir que algo deve mudar a começar de nós.
Sinta a necessidade de mudança!

Clame a Deus pelo Brasil!

-CONCLUSÃO:
A maior de todas as manifestações patrióticas acontece quando povo de Deus clama não apenas diante da justiça e das autoridades, mas ao Rei dos reis. Nossa tarefa como Igreja, o Corpo de Cristo é clamar a Deus por nosso povo. A maior necessidade da nação não é de políticos ou bons governantes, nem de uma melhor economia, mas de uma povo santo que busque a Deus. A mudança deve começar dentro da igreja.

O Brasil precisa de oração!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

2 comentários:

  1. Obrigado Pr. Welfany Nolasco Rodrigues, estava tão irado com tudo isso que esta acontecendo que estava agindo naturalmente. Ao ler essa mensagem fui despertado a uma batalha na esfera do espirito, pois é assim podemos mudar a nossa nação e a nós mesmo. Que o nosso Senhor Jesus continue a lhe usar poderosamente. Ps. posso usar as suas ministrações?

    ResponderExcluir
  2. Pastor gosto muito de seus estudos bíblicos. Que Deus continue a lhe usar poderosamente. Gostaria de lhe pedir permissão para usar os seus estudos bíblicos para ministrar na minha igreja. Muito obrigada tenho sido abençoada atravea de seus estudos.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.