Clamor pela pátria

homem mão levantada e com a bandeira do brasil

Daniel 9.3-19
Introdução: O profeta Daniel estava no cativeiro babilônio e embora estivesse em situação aparentemente confortável, por sua posição de destaque no império, mesmo assim não se conformou e clamou a Deus por sua terra e seu povo. Este texto é uma linda oração que se identifica com os dias atuais, quando precisamos aprender a interceder por nossa nação.

Como interceder pela pátria?

Vamos refletir o que precisamos para clamar por nosso povo:

1- Ouvir a Deus

v.6 “não demos ouvidos...”

A primeira dificuldade do povo é ouvir a Deus, ouvir sua Palavra e seus profetas. E além de não ouvir a Deus, consequentemente “não obedecemos” (v.10). Esta é a causa de tamanho caos em nossa terra. Se ouvirmos ao Senhor seremos bem sucedidos (Isaías 1.18).
Daniel conclui sua oração pedindo ao Senhor que ouça o seu pedido (v.18), mostrando que Deus está atento para nos ver e ouvir o tempo todo (Isaías 59.2).
Esta surdez espiritual é a primeira barreira que precisamos vencer. Somente se ouvirmos a Palavra de Deus poderemos ter fé (Romanos 10.17). Deus fala conosco o tempo todo, mas nós é que não o ouvimos.
Ouça a voz do Senhor!

2- Falar com Deus

v.4 e 13 “Orei ao Senhor, meu Deus, confessei e disse...” “não temos implorado o favor do Senhor”.

O segundo desafio é estabelecer uma prática de oração a Deus por nossa terra. Jesus prometeu que ouviria nossos pedidos de oração (Marcos 11.22-24). Devemos sempre orar por nossas autoridades e pela nação (I Pedro 2.13,14).
Quando ouvimos somos capacitados a falar. Mas quando não falamos com uma pessoa, logo estamos ignorando sua presença. Por isso é um ato de desprezo quando não conversamos com Deus (v.13). Se cremos em sua presença então podemos conversar com o Senhor.
A mudez espiritual é a segunda barreira que devemos vencer. Deus está pronto para nos ouvir e só nos basta clamar para receber a resposta às orações. Quando olha para a terra, procura pessoas que estejam orando (Ezequiel 22.30).
Clame a Deus por seu povo!

3- Sentir nossos erros

v.7-9 “a nós pertence o corar de vergonha”.

Além de aprender a ouvir e falar com Deus, também precisamos buscar sensibilidade espiritual. Não podemos ser insensíveis aos problemas quando estes não estão ardendo em nossa pele. Como cristãos, devemos sentir a dor de nosso próximo.
Daniel era um homem puro e casto. Poderia achar que não tinha nada a ver com o pecado de seu povo, mas nesta oração ele se incluiu pedindo perdão como pecador. Isso nos ensina que ao invés de culpar os outros, nossa tarefa é se humilhar diante do Senhor confessando nossos erros (II Crônicas 7.14).
O texto diz duas vezes que a nossa parte é “corar de vergonha” (v.7,8). Também declara que a Deus “pertence a justiça” (v.7) e em seguida o profeta diz que “ao Senhor, nosso Deus, pertence a misericórdia e o perdão” (v.9). Deus é justo, mas também é misericordioso e perdoador.
O profeta estava declarando que tinha vergonha do pecado do seu povo. Este é um sintoma de arrependimento. Não podemos nos conformar com os erros, mas sentir que algo deve mudar a começar de nós.
Sinta a necessidade de mudança!

Clame a Deus pelo Brasil!

CONCLUSÃO

A maior de todas as manifestações patrióticas acontece quando povo de Deus clama não apenas diante da justiça e das autoridades, mas ao Rei dos reis. Nossa tarefa como Igreja, o Corpo de Cristo é clamar a Deus por nosso povo. A maior necessidade da nação não é de políticos ou bons governantes, nem de uma melhor economia, mas de uma povo santo que busque a Deus. A mudança deve começar dentro da igreja.

O Brasil precisa de oração!

__________________________________________
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp