O perigo dos Agoureiros

Tema: HERESIAS

estudo bíblico adivinhação

“não agourareis, nem adivinhareis” Levítico 19.26b

Introdução: Agouro é um prognóstico, uma avaliação que prevê o futuro. Também é uma espécie de adivinhação (Deuteronômio 18.14). Existe a adivinhação por meio de espíritos malignos (Atos 16.16), que é abominável para Deus (Deuteronômio 18.10).
Alguns tipos de agouros são, por exemplo, que a sexta-feira 13 é um dia de azar, que se quebrar um espelho algo vai dar errado na vida da pessoa, ou se varrer o pé com a vassoura a pessoa não casa e se comer na panela chove no dia do casamento. O agouro se baseia em superstições.
O agoureiro tem a habilidade de observar e perceber características das pessoas, dando significados para seus comportamentos. Muitos agoureiros têm uma boa intuição, mas alguns usam de esperteza. Infelizmente várias igrejas estão tão acostumadas com algumas ‘revelações’ que na verdade são agouros.
A verdadeira profecia ou mensagem de Deus para seus servos é verdadeira e se baseia na Palavra tendo um “fim proveitoso” (I Coríntios 12.7), sem conotação pessoal ou particular (II Pedro 1.20.21).


Você conhece algum agoureiro?

Vamos refletir sobre algumas formas de agouros e revelar a verdade:

1- Observação de coisas óbvias

II Reis 21.6 “E queimou a seu filho como sacrifício, adivinhava pelas nuvens, era agoureiro e tratava com médiuns e feiticeiros; prosseguiu em fazer o que era mau perante o SENHOR, para o provocar à ira”.

Manassés foi considerado o pior rei da história de Israel por causa de sua idolatria e pecado. Ele também realizava presságios de coisas ruins e adivinhava por meio das nuvens, provavelmente prevendo o clima para impressionar as pessoas e amedrontar o povo. Com isso, Manasses se envolvia com feiticeiros e necromantes, que cultuam mortos, aborrecendo a Deus e fazendo o povo pecar (II Crônicas 33.6).
Assim como Manasses que observava as nuvens para adivinhar, muitos agoureiros são atentos a detalhes. Por exemplo, quando alguém vê uma pessoa na igreja orando e buscando e diz: ‘Deus tem um grande propósito em sua vida’ ou que ‘Deus quer salvar sua família’. Isso é óbvio, pois é a vontade de Deus para TODOS e não somente para esta pessoa (Tito 2.11).
A verdadeira revelação traz um projeto claro de Deus, como quando o anjo de Deus revelou para Zacarias que sua esposa teria um filho, também mostrou para a própria Isabel que ficaria grávida e confirmou tudo revelando para Maria (Lucas 1.1-57). O propósito de Deus na vida de João Batista foi esclarecido através desta revelação.
Muitos agoureiros falam o que as pessoas gostam de ouvir (Jeremias 29.8), mas a Palavra de Deus é a verdade e não apenas o que desejamos escutar. Se algum profeta te revelar algo que você já sabia, ou que é lógico, tome cuidado porque pode ser um agoureiro.
Revelação de coisas óbvias é agouro!

2- Mensagens com sentido genérico

II Reis 17.17 “Também queimaram a seus filhos e a suas filhas como sacrifício, deram-se à prática de adivinhações e criam em agouros; e venderam-se para fazer o que era mau perante o SENHOR, para o provocarem à ira”.

O povo de Israel se envolveu com outros povos que tinham superstições e acreditavam em misticismos (Isaías 2.6). Com isso o povo pecou e aprendeu estas práticas idólatras. Esses agouros se tornaram comuns no meio do povo (Isaías 57.3). Até hoje a Cabala Judaica é uma forma de sincretismo onde se misturas conceitos do Antigo Testamento, a Torá, com adivinhações.
Muitas vezes acontecem revelações de que tem uma mulher com problemas com marido ou filho. Isso é claro, porque as mulheres sempre têm problemas com esposo e filhos. Quando se revela que alguém tem um familiar envolvido nas drogas, também é lógico que diante do mundo atual na igreja sempre tem pessoas orando pela libertação de entes queridos. Também ao revelar que Deus vai abrir portas para uma pessoa que precisa de uma oportunidade de trabalho, algo que se aplica a quase todos que estão presentes.

A verdadeira revelação é específica e não genérica. Quando Deus revelou a Ananias para ir ao encontro de Saulo, o Senhor lhe disse até o endereço onde estava (Atos 9.10-17). Quando Deus revelou para Pedro encontrar Cornélio, mostrou para os dois o sentido preciso de sua mensagem (Atos 10.1-31).
As revelações de sentido genérico são coisas que servem para a maioria das pessoas ou problemas muito comuns na comunidade. Então não se trata de adivinhação e sim de uma avaliação da realidade. Mas o agoureiro muitas vezes usa isso para dizer que Deus está lhe mostrando (Ezequiel 13.6).
Revelações de sentido genérico são agouros!

3- Revelação de fatos notáveis

Números 24.1 “Vendo Balaão que bem parecia aos olhos do SENHOR que abençoasse a Israel, não foi esta vez, como antes, ao encontro de agouros, mas voltou o rosto para o deserto”.

Balaão era um vidente ou profeta, mas por causa de interesses costumava falar o que agradava as pessoas. Na verdade, Balaão era contratado para profetizar (Números 22.5-7). Balaão se dizia ser um “homem de olhos abertos” (Números 24.15), porque era esperto e sabia falar as coisas que percebia, mas não conseguiu notar a presença do anjo de Deus que até a sua mula viu (Números 22.23-31). Três vezes o rei Balaque contratou Balaão para amaldiçoar o povo de Israel e Deus não permitiu (Números 24.10), porque “Deus converteu a maldição em bênção” (Neemias 13.2). Por fim, Balaão anunciou o que era notável, que o povo de Deus prevaleceria (Números 24.20-25).
Revelações de coisas notáveis são fatos que podem ser percebidos facilmente. Por exemplo, quando uma pessoa anda um pouco torta, nem todos notam, mas o agoureiro já anuncia que a pessoa tem problemas de coluna. Também acontece de se perceber uma pessoa com vestes que demonstram aparentemente que está envolvida com coisas do mundo e o agoureiro revela que a pessoa está desviada da igreja. Além disso, questões de relacionamento são percebidas no meio do povo, ao ver uma pessoa com semblante triste e dizer que está passando por tribulações, ou perceber pessoas distantes e dizer que estão precisando se reconciliar.

A verdadeira revelação mostra coisas que ninguém pode saber senão Deus, como quando Nabucodonosor sonhou e Deus mostrou para o profeta Daniel de forma precisa (Daniel 2.1-40).
Se você vir uma pessoa profetizando coisas que já são notícia no meio do povo, que todos já sabem, tome cuidado porque pode ser um agoureiro. Já foram desmascarados falsos profetas que ouviam fofocas na rua e entregavam revelações nas igrejas e até quem procurasse notícias das pessoas nas redes sociais para usar como revelação.
Revelações de coisas notáveis são agouros!

Cuidado com agoureiros!

CONCLUSÃO 

Jeremias 27.9 “Não deis ouvidos aos vossos profetas e aos vossos adivinhos, aos vossos sonhadores, aos vossos agoureiros e aos vossos encantadores, que vos falam, dizendo: Não servireis o rei da Babilônia”.

O exemplo bíblico mais polêmico de adivinhação é o da pitonisa de Endor, que era uma feiticeira, invocava os mortos e adivinhava. Esta mulher era movida por espíritos malignos, era mentirosa porque falava que via e ouvia o que a pessoa pedia (I Samuel 28.8), mas também usava de esperteza, pois percebeu ser uma emboscada do rei Saul (I Samuel 28.9). Com isso esta mulher usou agouros de artifícios.

Para perceber um agoureiro note:
-Se está falando coisas óbvias, que servem para todos;
-Se a revelação tem sentido genérico, de algo que é comum;
-Se está profetizando algo que é notável e pode ser percebido ou já virou notícia.

Muitos agoureiros procuram pessoas ricas para profetizar coisas boas e receber ofertas (Miqueias 3.11). Estas falsas revelações são mentirosas (Zacarias 10.2) e por isso não provêm de Deus porque o pai da mentira é Satanás (João 8.44). Deus se aborrece e vai desmascarar todas estas mentiras (Jeremias 14.14). A mão de Deus pesará contra os agoureiros (Ezequiel 13.9).
Antes de tudo precisamos saber que a maior de todas as revelações está na pessoa de Cristo (Hebreus 1.1-3) e na sua Palavra (II Timóteo 3.16). Peça ao Espírito Santo que lhe dê discernimento espiritual para não ser enganado (Atos 16.16-18).

Falsas profecias são agouros!
Falsos profetas são agoureiros!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


e-book kindle oração

ESCOLA DE ORAÇÃO

A oração é uma das principais disciplinas espirituais e aprender a orar é essencial para todo cristão. Contudo esse é um desafio muito grande. Em um mundo agitado e com as pessoas cada vez mais sobrecarregadas, se torna difícil tirar tempo para oração. Mas o propósito de Deus é que voltemos para a Sua presença e a melhor forma de fazer isso é orando.
Neste livro vamos fazer um propósito de oração de 21 dias aprendendo a orar. Cada aula traz um texto bíblico baseado no profeta Daniel como homem de oração e ensina de forma prática uma lição, uma mensagem, uma aplicação e uma tarefa. Depois uma breve oração, que servirá para te motivar a falar com suas próprias palavras. Vamos orar!


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp