Lidando com pessoas perigosas

-Tema: LIDERANÇA
“Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas” Mateus 10.16
-Introdução: Na vida temos que nos relacionar com todo tipo de pessoas. Jesus escolheu seus discípulos, andou no meio da multidão do povo, mas era perseguido o tempo todo pelos fariseus e escribas, que sempre estavam por perto, não para aprender, nem receber milagres, mas para de alguma forma atrapalhar seu ministério.

Como lidar com pessoas difíceis?

Vamos entender a mensagem de Jesus através de sua comparação com três animais, as ovelhas, as serpentes e as pombas:

1- Seja Ovelha e não lobo:

O primeiro animal que Jesus comparou para nos ensinar a se relacionar com as pessoas é a ovelha. Neste caso o Senhor faz um contraposto entre ovelha e lobo.
Em primeiro lugar, precisamos saber como cristãos que devemos amar nossos inimigos (Mateus 5.44). Na verdade, nosso único e verdadeiro inimigo é satanás (I Pedro 5.8), então devemos discernir o que é parte da pessoa e o que é espiritual “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Efésios 6.12). Um grande perigo é o cristão começar a lutar contra o seu próximo e se tornar pior do que a pessoa que o provocou.
O lobo caracteriza um tipo de pessoa que deseja o mal para o próximo, estando sempre pronto para devorar. Mas o foco do texto é ser ovelha e não o lobo. Aprenda a se comportar como ovelha e creio que “logo que o supremo pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória” (I Pedro 5.4). A ovelha embora frágil, está protegida por seu pastor o tempo todo (Salmos 23.4). Jesus é o nosso pastor e cuida de nós (João 10.1-14).
OBSERVAÇÃO: peço por favor aos pregadores, que não usem este estudo para xingar as pessoas de lobos. Quem faz isso está atacando as pessoas como se fosse um lobo também. O foco é o ‘ser ovelha’ e estar debaixo da proteção do pastor.
A respeito do comportamento de ovelha, leia o estudo: O PAPEL DO PASTOR E DA OVELHA.
Não tenha medo, o pastor está cuidando de você!

ASSISTA:
2- Seja PRUDENTE como as serpentes:

O segundo animal usado como exemplo para os relacionamentos difíceis é “a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos” (Gênesis 3.1). No caso de Gênesis a serpente tem um sentido negativo, mas nas palavras de Jesus aqui, enfatiza suas qualidades como ser criado por Deus. Aqui são destacadas qualidades como atenção, disposição e rapidez. Mas Jesus também chamou os fariseus de serpentes comparando com sua maldade, tentando envenenar as pessoas (Mateus 23.33)
A prudência da serpente, sempre pronta a reagir e bem posicionada o tempo todo, nos mostram um exemplo de vigilância (Marcos 14.28). O olhar da serpente também parece não se cansar nunca, estando sempre de olhos abertos.
Ser prudente é agir corretamente na hora certa. Devemos tomar cuidado com nossas palavras e as respostas que damos às perguntas das pessoas (Tiago 1.19). Além disso, ter cuidado com o que mostramos também, para não fazer como Ezequias que mostrou tudo o que tinha para seus inimigos da Babilônia (II Reis 20.13-19). Existem situações que são como armadilhas que devemos tomar cuidado.
Fique atento o tempo todo!

3- Seja SIMPLES como as pombas:

O terceiro animal comparado por Jesus foram as pombas. Estas eram consideradas animais limpos podendo ser oferecidos em sacrifício pelo pecado (Levítico 1.14). Uma pomba foi usada para trazer a boa mensagem do fim do dilúvio (Gênesis 8.9-11) e também foi símbolo da presença do Espírito Santo (Lucas 3.23).
O comportamento das pombas traz um exemplo de simplicidade. Sem fazer muito barulho, a pomba demonstra mansidão e tranquilidade. Está sempre pronta para voar diante de qualquer sinal de perigo. Desde modo deve ser o cristão/ã vivendo uma vida simples e mansa como Jesus ensinou (Mateus 11.28-30). A quietude das pombas nos mostra que devemos confiar em Deus porque para Deus somos mais valiosos do que os passarinhos (Mateus 6.23).
Para ter esta simplicidade que Jesus ensinou devemos buscar a Palavra de Deus que “é fiel e dá sabedoria aos símplices” (Salmos 19.7) para ser “sábios para o bem e símplices para o mal” (Romanos 16.19) e conservar uma mentalidade saudável para que não “seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo” (II Coríntios 11.3).
Se você estiver vivendo no meio de pessoas difíceis, procure ser alguém calmo e tranquilo. Respire fundo antes de qualquer confronto e peça a Deus que lhe dê paz e se possível lhe dê asas como de águia para voar (Isaías 40.31), lhe salvando de qualquer situação embaraçosa.
Seja uma pessoa simples!

Busque sabedoria para os relacionamentos!

-CONCLUSÃO:

I Pedro 4.8 “Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados”.
O autor Augusto Cury disse uma palavra sábia: “por traz de uma pessoa que fere, existe uma pessoa ferida”. Isso revela o por que as pessoas sofrem e fazem os outros sofrerem também. A falta de amor é a causa de tudo isso (Romanos 13.8-10). Muitas vezes queremos mudar as pessoas e precisamos mudar também.
Não podemos escolher as pessoas que iremos conhecer ou nos relacionar. Infelizmente existem pessoas muito difíceis de conviver. Como discípulos do Mestre Jesus, devemos aceitar todas as pessoas como são e se quiserem aprender e mudar, podemos ajudar, sabendo que também estamos aprendendo e de igual modo precisamos ser lapidados pelo Senhor.
Estes três exemplos nos ensinam muito para nos relacionar melhor. Ser calmo como uma ovelha, prudente como uma serpente e simples como uma pomba. Guarde isso no seu coração e Deus irá te dar sabedoria.
Procure sarar os seus relacionamentos!
______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

5 comentários:

  1. Linda palavra, direto do coração de Deus para nós.Querido Pr que Deus te abençoe muitíssimo!
    Abraços
    Pra Fátima Conconi
    E-mail pastora.mfatima@ gmail.com
    Se possível me envie o seu e-mail
    Buscando conhecimento!
    Obrigada por seu carinho e atenção!

    ResponderExcluir
  2. Bença maravilhosa a palavra ....Deus abençoe vc pastor

    ResponderExcluir
  3. Rômulo Teixeira Feitosa14 de março de 2017 12:22

    Que bênção tudo para edificação nas nossas vidas , aleluia ... que Deus seja louvado .

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.