Leve Jesus para casa

Tema: FAMÍLIA  

Jesus batendo na porta da casa

“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo” Apocalipse 3.20

IntroduçãoJesus quer entrar em nossos lares, em nossas vidas e ficar para sempre. Muitas pessoas conhecem Jesus e recebem suas bênçãos, mas não levam o Senhor para casa. Sua experiência com Cristo não passa de um momento ou de resolver seus problemas.
Viver com Cristo é um grande desafio da vida cristã. Mais do que falar e ouvir a respeito de Jesus, precisamos conhecer Jesus pessoalmente e seguir os seus ensinamentos (Tiago 1.22). Receber uma pessoa em casa significa deixa-la entrar em nossa intimidade e participar de nossa vida. Por isso Jesus quer entrar em nossos lares.

Você já recebeu Jesus em sua casa?

Vamos refletir sobre dois personagens que encontraram com Jesus, um que o recebeu em casa e outro que não o recebeu:

1- Zaqueu - Recebeu o convite de Jesus: Lucas 19.1-10

Zaqueu era um funcionário público denominado publicano, sua função era cobrador de impostos. Os publicanos usurpavam o direito de cobrar as taxas públicas do povo e por isso recebiam uma parte, mas chegavam a explorar o povo com cobranças indevidas. Os publicanos eram o meio de arrecadação do império. Por isso Zaqueu demonstra-se preocupado por ter prejudicado as pessoas (Lucas 19.8).
Quando Zaqueu soube que Jesus passaria por perto, logo procurou ver Jesus e subiu em uma árvore para conseguir enxergar o Mestre. Jesus notou Zaqueu e o chamou pedindo para ir até a sua casa. O publicano recebeu Jesus com alegria e se arrependeu de seus pecados, por isso conheceu a salvação em Cristo. Ao receber Jesus, Zaqueu estava deixando todo prestígio que tinha em troca de sua nova vida com Deus.
Jesus está se oferecendo para ir a nossas casas e entrar em nossas vidas. Precisamos fazer como Zaqueu e receber Jesus com alegria não importando o que as pessoas pensem ou digam. Também devemos nos arrepender dos pecados corrigindo nossos erros diante de Deus e de nosso próximo.
Quando recebemos o convite de Jesus, tudo muda em nossas vidas. Abra o seu lar e sua vida para Cristo e tudo que você está tentando concertar será transformado pelo Senhor dos senhores. A salvação é a maior bênção que você e sua família precisa (Josué 24.15).
Abra sua casa para Jesus!

2- Centurião - Não recebeu Jesus: Mateus 8.5-13

Os centuriões eram chefes da guarda romana, sendo responsáveis por cerca de cem soldados e por isso eram considerados homens muito importantes na sociedade da época. O texto bíblico não cita o nome deste homem, possivelmente porque era mais conhecido por seu cargo.
Embora fosse um centurião e por isso treinado para ser rude e frio em qualquer circunstância, tendo os interesses do império em primeiro lugar, este homem estava preocupado com um funcionário seu que estava doente, então pediu Jesus para curar o homem.
Jesus, da mesma forma que fez com Zaqueu, se ofereceu para ir a sua casa e curar o homem, mas o centurião não aceitou que Jesus entrasse em seu lar, dizendo-se não ser digno da presença do Mestre e reconhecendo o poder de uma palavra de autoridade.
Não podemos ignorar o exemplo de humildade, respeito e principalmente a fé deste centurião, entretanto ele perdeu a oportunidade de receber Jesus em seu lar. Recebeu o milagre do Mestre, mas não recebeu a salvação pela fé.
Diante do contexto político da época, o centurião seria considerado um traidor do império se seguisse algum movimento revolucionário, principalmente algum profeta judeu, dizendo-se ser o verdadeiro rei no lugar de César. Esta pode ser uma hipótese do motivo pelo qual o centurião não teria recebido Jesus em sua casa, visto que o princípio da obediência era importante para aquele homem. Não renunciou o seu posto e privilégios para receber Jesus.
Não deixe de receber Jesus em sua casa!

Receba Jesus em seu lar!

CONCLUSÃO

Os dois personagens que citamos tinham algo em comum: tanto Zaqueu como o Centurião eram pessoas de influência social, funcionários do Império Romano e aparentemente não eram religiosos judeus. Ambos também creram em Jesus. Mas a diferença entre eles é que Zaqueu acreditou para sua salvação e teve sua vida transformada, já o Centurião teve fé apenas para receber o milagre e não levou Jesus para sua casa, nem mudou sua vida a partir de então.
Não adianta ouvir coisas bonitas na igreja, chorar e se emocionar com pregações e louvores se não houver mudança de vida. O que vai demonstrar isso é quando você chegar em casa e fizer tudo diferente. Por isso devemos receber Jesus em nosso coração e leva-lo para nossa vida pessoal.

Leve Jesus para casa!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp