Obras da Carne: BEBEDICES

Tema: OBRAS DA CARNE   

pregação sobre bebidas alcóolicas

“E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito” Efésios 5.18 

Introdução: A obra da carne bebedice se refere ao uso de bebidas alcoólicas, que “tiram o entendimento” (Oseias 4.11), prejudicando a capacidade de raciocinar. No grego bíblico a palavra original para bebedices é methé (μέθη)que significa embriaguez.
O vinho que Jesus transformou a água no milagre do casamento (João 2.1-8) e o vinho a que se referia o apóstolo Paulo aconselhando a Timóteo (I Timóteo 5.23) para beber eram o que Jesus chamou de “fruto da videira” (Mateus 26.29) e também de “vinho novo” (Marcos 2.22), que significa o suco da uva sem a fermentação. O uso da “bebida forte” era condenado pela própria Escritura (Levítico 10.8-10; Deuteronômio 29.6). Jesus falou contra a embriagues (Lucas 21.34) e não aceitou beber vinho quando estava na cruz (Mateus 27.34).

Por que não devo usar bebidas alcoólicas?

Vamos aprender dois motivos para não beber nada com álcool:

1- Não convém beber álcool porque ele domina

I Coríntios 6.12 “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas”.

O primeiro motivo porque não convém usar bebidas alcoólicas é que Deus criou o ser humano para dominar sobre a terra e não para ser dominado (Gênesis 1.28). A pessoa sob a influência do álcool fica fora de si (Isaías 5.11 e 22). Jesus quer que sejamos totalmente livres (João 8.32 e 36).
Homens de Deus na história bíblica eram pessoas consagradas a Deus e por isso se abstinham completamente de qualquer bebida forte (Números 6.2,3). Como profetas de Deus devemos ser controlados somente pelo Espírito Santo (João 3.8) e não pelos vícios (Lucas 1.15). Por isso a Palavra de Deus orienta que seus servos sejam “não dado ao vinho” (I Timóteo 3.3).
A partir do momento que entregamos nossas vidas para Jesus, o nosso corpo se torna santuário do Espírito Santo e pertencemos a Deus (I Coríntios 6.19). A vida mundana do passado deve ser deixada para traz incluindo as bebidas (I Pedro 4.3). Agora devemos andar de forma consciente sempre de acordo com a vontade de Deus (Romanos 13.13).
Não deixe o álcool te dominar!

2- Não convém beber álcool porque não traz edificação

I Coríntios 10.23 “Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam”.

O segundo motivo para não usar bebidas alcoólicas é que não existe necessidade alguma nem mesmo fisiológica para isso, além de não trazer benefício algum para a pessoa que bebe e menos ainda para o seu próximo. Prova disso é que as propagandas de cigarros e bebidas alcoólicas foram obrigadas por lei a avisar sobre seus prejuízos.
As drogas chamadas de lícitas como as bebidas alcoólicas trazem prejuízos enormes para a sociedade (Provérbios 23.29-35). O que se gasta com as consequências do alcoolismo é infinitamente mais do que os lucros do comércio ou dos impostos com a venda de bebidas alcoólicas.
As bebidas alcoólicas trazem perdas para a própria pessoa que bebe (Provérbios 20.1), como por exemplo atrapalhando sua vida profissional (Provérbios 21.17) e para a família (Provérbios 23.20,21). Também traz escândalo para as pessoas na sociedade (Romanos 14.21), além de ter ligação com a vida espiritual impedindo a pessoa de buscar a Deus e receber suas bênçãos (I Coríntios 6.10).
Como servos de Deus, não precisamos estar na “roda dos escarnecedores” (Salmos 1.1), mas devemos nos fortalecer através do sangue de Jesus (João 6.55), bebendo da água viva que é Jesus para nunca mais termos sede, pois Deus nos sacia completamente (João 4.11).
A bebida alcoólica não edifica!

Você não precisa beber!


CONCLUSÃO
Um grande perigo é pensar que sabe o quanto pode beber, pois após o primeiro copo, não se tem controle mais do quanto será ingerido, por isso o grupo AA - Alcoólicos Anônimos tem como lema: “evite o primeiro gole”.
As duas repostas para não usar bebidas alcoólicas são suficientes para argumentar a respeito, pois o álcool domina a pessoa tirando sua capacidade de estar consciente e também não traz nenhum benefício de edificação para a pessoa, família e sociedade.
OBSERVAÇÃO: este texto não foi escrito para condenar pessoas que usam bebidas alcoólicas, mas apenas para argumentar a respeito da Palavra de Deus e sobre sermos abstêmios do álcool como bebida.
O alcoolismo é uma doença. Caso você já esteja sob forte influência do álcool, procure tratamento além de ajuda espiritual. Mas se você tem alguém em sua família com este problema, não debata com a pessoa, demonstre amor e ore sempre por ela para que aceite ajuda. Jesus liberta de tudo, inclusive do alcoolismo (João 8.36).

Não use bebidas alcoólicas!

Um estudo completo sobre cada uma das obras da carne e as características do fruto do Espírito. A vida cristã tem desafios muito importantes tanto na questão física como espiritual. Por isso é importante ter a compreensão a respeito dos limites entre o que é carnal e o espiritual. Este estudo pode fortalecer sua vida espiritual e ajudar a vencer os desejos da carne.

Adquira o E-Book


Leia também os estudos:

RAZÕES BÍBLICAS PARA NÃO USAR BEBIDAS ALCÓOLICAS

APENAS UM GOLE

RESISTINDO AOS VÍCIOS

OVERDOSEDE AMOR

______________________________
1 STRONG, James. Dicionário Grego do Novo Testamento. Bíblia de Estudo Palavras-Chave: Hebraico. Grego. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição Revista e Corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 2011.
Página 2295, verbete 3178.
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp