Obras da Carne: INVEJA

-Tema: OBRAS DA CARNE  

“Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros” Gálatas 5.26


-Introdução: A inveja é uma obra da carne (Gálatas 5.21). Jesus advertiu que este sentimento vem de dentro do coração humano (Marcos 7.21-23). O mundo está “cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja” (Romanos 1.29).
Homens de Deus também sofreram inveja, como Isaque por causa de sua prosperidade (Gênesis 26.14) e Moisés porá causa de sua autoridade (Salmo 106.16). O próprio Jesus sentiu na pele a consequência deste sentimento, “pois ele bem percebia que por inveja os principais sacerdotes lho haviam entregado” (Marcos 15.10). A inveja parece ser um sentimento que movia os judeus contra os servos de Deus (Atos 5.17, 13.45 e 17.5). Por isso o apóstolo Paulo trabalha muito sobre isto com as igrejas (Filipenses 1.15).
Leia mais sobre o assunto nos estudos: AS OBRAS DA CARNE.

Como vencer a inveja?

Vamos aprender o que a Palavra de Deus fala sobre a inveja:


1- A Inveja é Maligna:

Tito 3.3 “Pois nós também, outrora, éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros”.
A primeira afirmação a respeito da inveja é sua origem maligna. O próprio Satanás teve inveja de Deus e por isso deixou de ser um anjo de luz, sendo lançado fora do paraíso (Ezequiel 28.16).
A Palavra de Deus sempre alerta para “não tenhas inveja” (Provérbios 3.31; 14.30; 23.17; 24.1 e 19), principalmente direcionada a pessoas erradas, que demonstram ser melhores para atrair a inveja dos outros. Muitas pessoas são motivadas pela inveja (Eclesiastes 4.4), mas não sabem que “cruel é o furor, e impetuosa, a ira, mas quem pode resistir à inveja?” (Provérbios 27.4).
A inveja não é de Deus!

2- A Inveja é Enganosa:

Tiago 3.14 e 16 “Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade. Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins”.
O invejoso só consegue ver o que é do outro. Como diz o ditado popular: ‘galinha do vizinho é mais gorda’. Mas este é um engano nos olhos de quem sente inveja, porque “aquele que tem olhos invejosos corre atrás das riquezas, mas não sabe que há de vir sobre ele a penúria’ (Provérbios 28.22).
Quem serve a Deus sabe que tudo o que temos vem do Senhor e ninguém pode nos tirar. Então não é preciso invejar ninguém, mas trabalhar e lutar para conquistar todos os nossos sonhos com a bênção de Deus (Salmos 37.4).
A inveja engana os olhos!

3- A Inveja não leva a Nada:

Tiago 4.2 “Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis; pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres”.
A cobiça ou inveja é um dos pecados condenados nos dez mandamentos, dizendo para “Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo” (Êxodo 20.17), ou seja, não devemos ter inveja de nada nem de ninguém.
Quem perde tempo sentindo inveja dos outros, deveria estar lutando por seus próprios sonhos. Deus tem coisas maravilhosas para cada um de nós. Não podemos desejar o que já é dos outros, pois assim estaríamos deixando o que o Senhor preparou para nós (I Coríntios 2.9).
A melhor forma de vencer a inveja é o trabalho!

Vença a inveja!

-CONCLUSÃO:

I Pedro 2.1 “despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências”.
Quando nos convertemos precisamos deixar tudo o que não é de Deus e buscar nos encher da presença do Senhor. O velho homem deve ser transformado, para ser uma “nova criatura” (II Coríntios 5.17).
O servo do Senhor não precisa ter medo de inveja porque sabe que sua vida está nas mãos de Deus e ninguém pode tomar o que Deus te dá e nos promete: “ainda antes que houvesse dia, eu era; e nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?” (Isaías 43.13).

Não tenha medo da inveja!

______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

Um comentário:

  1. Excelente estudo vale pena ler aprender e ensinar os fiéis a este respeito

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.