Obras da carne: IDOLATRIA

-Tema: IDOLATRIA

Êxodo 20.1-5


-Introdução: A idolatria é uma obra da carne (Gálatas 5.19), que pode ser encontrada em todas as culturas da humanidade. Em povos mais longínquos e antigos, percebe-se vestígios da idolatria. Para o ser humano é fácil se apegar a coisas visíveis e dar significado espiritual do que ter uma fé baseada no que não se vê (II Coríntios 5.7 e Hebreus 11.1) em um Deus invisível (I Timóteo 1.17).
Leia mais sobre o tema no estudo IDOLATRIA.

Como saber se algo é idolatria?

Vamos estudar ao que a Bíblia ensina a respeito da idolatria:


1- O que é idolatria?

Romanos 1.25 “pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do criador, o qual é bendito eternamente. Amém!”.
A palavra ídolo significa inútil, detestável. Deus abomina a idolatria porque um objeto criado não pode ser cultuado como se fosse o Criador. Idolatria significa homenagear, se encurvar, prestar culto, louvor ou fazer petições a qualquer pessoa ou coisa no lugar de Deus, pois Jesus é o único mediador entre Deus e os homens (I Timóteo 2.5). Conversar com uma imagem, fazer pedidos, cantar para ela ou fazer promessas é idolatria.
Deus nunca permitiu que se conhecesse sua aparência para que não acontecesse a idolatria por meio da adoração de uma imagem sua (Deuteronômio 4.15,16). Deus pode ser adorado apenas “em espírito e em verdade” (João 4.24).
O problema da idolatria consiste em colocar qualquer coisa no lugar de Deus. O ser humano foi criado para a glória de Deus (Isaías 43.7) e o Senhor não divide sua glória com ninguém (Isaías 42.8). Quando Deus deixa de ser o lugar central na vida de uma pessoa, esta está servido a dois senhores e praticando a idolatria (Mateus 6.24).
Deus abomina a idolatria!

2- Tipos de idolatria:

A idolatria pode se apresentar de várias maneiras, tentando enganar e conquistar adeptos. Alguns tipos de idolatria são:
a) Idolatria de imagens de escultura: 
Isaías 45.20 “Congregai-vos e vinde; chegai-vos todos juntos, vós que escapastes das nações; nada sabem os que carregam o lenho das suas imagens de escultura e fazem súplicas a um deus que não pode salvar”.
Quando uma pessoa pega qualquer objeto e atribui poderes, Deus se aborrece muito (Isaías 40.18-20). A idolatria mais comum é a de imagens que representam divindades ou santos, que na verdade são considerados divinos por lhes atribuírem poderes que somente Deus tem.
b) Idolatria da natureza: 
Deuteronômio 4.16-19 “para que não vos corrompais e vos façais alguma imagem esculpida na forma de ídolo, semelhança de homem ou de mulher, semelhança de algum animal que há na terra, semelhança de algum volátil que voa pelos céus, semelhança de algum animal que rasteja sobre a terra, semelhança de algum peixe que há nas águas debaixo da terra.  Guarda-te não levantes os olhos para os céus e, vendo o sol, a lua e as estrelas, a saber, todo o exército dos céus, sejas seduzido a inclinar-te perante eles e dês culto àqueles, coisas que o SENHOR, teu Deus, repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus”.
Deus não admite nenhuma imagem, nem de sol ou de lua ou qualquer outra coisa que esteve nos céus, assim como de homem ou de animais que são da terra ou das águas. A astrologia é um tipo de idolatria e adorar animais com fazem no hinduísmo também é idolatria.
c) Idolatria de pessoas: 
Mateus 10.37, 38 “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim e quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim”.
Devemos amar a Deus sobre todas as coisas (Marcos 12.30.31). Jesus disse que aquele que ama mais os seus parentes e amigos do que ele, não é digno de servi-lo. Colocar a mulher, filhos ou amigos, acima de Deus é uma forma de idolatria. Também fanatismo de time de futebol, partido político, religião, artistas da TV ou cantores é idolatrar. Na verdade a imagem mais adorada pela humanidade hoje é a si próprio (hedonismo), por isso Jesus incluiu a negação do próprio eu (Mateus 10.38).
O rei Nabucodonosor foi castigado por seu orgulho e querer ser adorado como se fosse um deus (Daniel 3 e 4). Quando o rei Herodes recebeu a glória das pessoas atribuindo divindade à sua pessoa, foi ferido por Deus (Atos 12.21-23). Os apóstolos Paulo e Silas se recusaram a ser reconhecidos como deuses por causa dos milagres que aconteciam (Atos 14.11-18) e pregavam “afirmando não serem deuses os que são feitos por mãos humanas” (Atos 19.26).
d) Idolatria de coisas: 
Mateus 6.24 “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas”.
O animismo é a crença de que um objeto tem poder de fazer algo. O dinheiro é o objeto mais idolatrado que existe, mas a Bíblia diz: “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria” (Colossenses 3.5). Precisamos aprender a perder o amor por coisas e objetos, principalmente o dinheiro (I Timóteo 6.7-10).
Desfaça de todos os tipos de idolatrias!

3- Consequências da idolatria:

Algumas consequências da idolatria são:
a) Abandonar a presença de Deus:
Apocalipse 22.15 “Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira”.
A Bíblia diz que os idólatras não entrarão no Reino de Deus (Efésios 5.5), então idolatria é o pecado de desprezar o próprio Deus.
b) Se tornar inútil como os ídolos:
Salmos 115.4-8 “Prata e ouro são os ídolos deles, obra das mãos de homens. Têm boca e não falam; têm olhos e não veem; têm ouvidos e não ouvem; têm nariz e não cheiram. Suas mãos não apalpam; seus pés não andam; som nenhum lhes sai da garganta. Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e quantos neles confiam”.
A pior consequência da idolatria é a pessoa se tornar inútil como o ídolo, como sendo cego, surdo e mudo espiritualmente.
c) A presença de demônios nos ídolos:
I Coríntios 10.19-21 “Que digo, pois? Que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o próprio ídolo tem algum valor? Antes, digo que as coisas que eles sacrificam, é a demônios que as sacrificam e não a Deus; e eu não quero que vos torneis associados aos demônios. Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios”.
O que há atrás dos ídolos são demônios que enganam até os religiosos através da idolatria. Uma prova disso é o sincretismo, ou mistura de crenças que pode ser percebida entre o catolicismo e o candomblé, pois cada santo do catolicismo tem um nome diferente nas religiões afros para designar o mesmo ídolo.

Idolatria é tudo o que se coloca no lugar de Deus!

-CONCLUSÃO:
Deuteronômio 7.25,26 “As imagens de escultura de seus deuses queimarás; a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que te não enlaces neles; pois são abominação ao SENHOR, teu Deus. Não meterás, pois, coisa abominável em tua casa, para que não sejas amaldiçoado, semelhante a ela; de todo, a detestarás e, de todo, a abominarás, pois é amaldiçoada”.
O que devemos fazer com as imagens? Destruí-las, sem aproveitar nada é o que a Bíblia orienta fazer, bem como a tudo o que tiver origem pecaminosa (Atos 19.19).
Alguns exemplos de idolatria disfarçada na Bíblia:
- O bezerro de ouro que Arão fez para representar o Senhor enquanto Moisés se demorava no monte com Deus e o povo foi ferido por isso (Êxodo 32.4-35).
- A serpente de bronze que Moisés fez com a ordem de Deus para que o povo fosse curado das feridas das víboras que castigavam ao povo (Números 21.9), mas começaram a idolatrar a sua imagem até que o rei  Ezequias a destruiu (II Reis 18.4).
- A veste sacerdotal de outro que Gideão fez e que o povo começou a adorar a este objeto e se afastar do Senhor (Juízes 8.27-33).
A idolatria precisa sempre ser combatida porque é uma obra da carne, que sempre estará perseguindo ao ser humano, “portanto, meus amados, fugi da idolatria” (I Coríntios 10.14).

Fuja da idolatria!

______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

0 COMENTE!:

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.