Obras da Carne: DISSENSÕES

Tema: OBRAS DA CARNE   

pregação dissensões divisão

Romanos 16.17-19  “Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles, porque esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, e sim a seu próprio ventre; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos incautos. Pois a vossa obediência é conhecida por todos; por isso, me alegro a vosso respeito; e quero que sejais sábios para o bem e símplices para o mal”.

Introdução: As dissensões ou divisões são obra da carne (Gálatas 5.20). A palavra dissensão significa comportamento adverso, estar à parte e não querer se unir. No mundo existem várias coisas que nos separam, como partido político, time de futebol, gosto musical, etc. Mas isso não pode ser motivo para divisão.

O apóstolo Paulo dá alguns conselhos à igreja de Roma para tratar com pessoas que provocam divisões:
a) VIGIAR: v.17 “noteis bem”.
b) AFASTAR-SE: v.18 “afastai-vos deles”.
c) OBEDECER: v.19 “a vossa obediência é conhecida”.
d) HUMILDADE: v.19 “sejais sábios para o bem e símplices para o mal”.
Este mau hábito deve ser vencido na vida do cristão, para que aprenda a viver em comunhão com Deus e com seu próximo (Marcos 12.30,31).

Leia mais sobre o assunto nos estudos: AS OBRAS DA CARNE.

Como resolver divisões?

Vamos aprender o que Palavra de Deus ensina a respeito de dissensões, a partir dos ensinos de Paulo aos Coríntios:

1- Buscar um acordo

I Coríntios 1.10 “Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer”.

O apóstolo Paulo, já no início da sua carta aos Coríntios, pede com insistência à igreja para que sejam unidos e cheguem a um acordo com respeita às questões que tinham problemas. A igreja em Corinto tinham problemas de divisões devido a divergências de liderança (I Coríntios 1.10-17 e 3.1-14), por razões culturais (I Coríntios 1.18-31), por questões morais (I Coríntios 5.1-13), causas judiciais (I Coríntios 6.1-11), problemas de relacionamentos (I Coríntios 7.1-40), influências de religiosidade pagã (I Coríntios 8 a 10), costumes (I Coríntios 11), por causa de cargos ou ministérios (I Coríntios 12) e até devido a dons espirituais (I Coríntios 14). Percebe-se que o propósito da carta aos Coríntios era de tirar dúvidas e apaziguar estas situações.
Como cristãos devemos ser pacificadores (Mateus 5.4) e procurar sempre o que é melhor para todos. Às vezes precisamos abrir mão de nosso querer para que haja acordo entre todos. O pedido do apóstolo Paulo para que todos tenham o mesmo pensamento e vontade, parece ser algo impossível diante de um mundo liberal como o atual e democrático como no mundo grego onde Corinto estava inserida, mas se todos buscarem a vontade de Deus, então estarão em acordo (Romanos 12.1).
Busque um acordo!

2- Obedecer à liderança

I Coríntios 11.18 “Porque, antes de tudo, estou informado haver divisões entre vós quando vos reunis na igreja; e eu, em parte, o creio”.

Quando Paulo soube das divisões no meio da igreja em Corinto, escreveu esta carta para tratar as questões. Como pastor, conhecia seu rebanho. Embora tenha ouvido falar a respeito do problema disse: “eu, em parte, o creio”, isso porque sabia com quem estava lidando e ao mesmo tempo não queria acreditar, ou por questão de ética duvidou para primeiro averiguar a situação. Mesmo distante, Paulo interferiu com autoridade a favor da unidade.
O povo de Israel era dividido em doze tribos (Josué 11.23), mas se dividiram mais ainda por causa de pensamentos divergentes como os grupos dos fariseus, que significa ‘os separados’ (João 9.16) e outros grupos, como os saduceus, que eram uma classe nobre de sacerdotes (Atos 23.7), os essênios, que viviam no deserto, os zelotas, que eram revoltados com o governo e os herodianos, apoiando o império1. Então para a formação da Igreja Cristã foi preciso tratar este problema de comportamento para que o povo não se desunisse.
A liderança devem promover o vínculo entre as pessoas. Se todos no grupo estiverem ao redor do seu líder, logo estarão unidos. As pessoas precisam ser motivadas para juntos se mover em direção aos alvos estabelecidos. A visão do líder deve ser divulgada para que todos possam ver a mesma coisa e não acontecer uma ‘di’ visão, ou seja, duas ou mais visões.
Obedeça à liderança!

 3- Buscar UNIÃO

I Coríntios 12.25 “para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros”.

A principal estratégia de satanás para atrasar a obra de Deus é a desunião, pois sabe que unidos seremos imbatíveis (Mateus 12.25). A comunhão traz alegria e principalmente a bênção de Deus (Salmos 133.1-3). Já a desunião impede até mesmo o fluir da presença de Deus, como Jesus disse que se estivermos unidos em seu nome, estaria entre nós (Mateus 18.19).
Como irmãos em Cristo, devemos procurar estar sempre juntos, a exemplo da Igreja Primitiva (Atos 2.42-47). Os membros do Corpo de Cristo não podem estar separados, mas unidos para cooperar na obra de Deus. Acima de tudo devemos saber que o Cabeça é Cristo (Efésios 4.15). Somente quando Jesus está acima de tudo, o restante assume o seu lugar. O principal vínculo da unidade cristã está em Jesus que nos uniu para sermos irmãos pela fé.
A correria do dia a dia e tantas ocupações às vezes nos distanciam das pessoas. Para estar em união é preciso dar prioridade, deixando o que for preciso para juntos servir ao Reino de Deus.
Procure sempre estar unido!

Não entre em divisões!


CONCLUSÃO 
Judas 1.19 “São estes os que promovem divisões, sensuais, que não têm o Espírito”.

Judas avisou que no fim dos tempos as pessoas estariam desunidas por seu egoísmo e principalmente porque não têm a presença do Espírito Santo. O Espírito de Deus traz unidade e amor e não confusão (I Coríntios 14.33). Um princípio indispensável para contribuir à unidade é buscar o que edifica o seu irmão e deixar o que não edificar, pois “todas as coisas me são lícitas, mas nem todas edificam” (I Coríntios 10.23).
Quando Jesus disse “vim causar divisão entre o homem e seu pai; entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra” (Mateus 10.35), estava falando a respeito de diferenciação por motivos de fé. A palavra usada no texto em questão é dichazó (διχάζω)2, que significa ‘separação’ ou ‘fazer variedade’, embora tenha sido traduzida por divisão em várias versões bíblicas. Já no caso da obra da carne dissenção, a palavra original é dichostasia (διχοστασία)3, que literalmente é divisão, sempre com sentido pejorativo. Concluímos então que Jesus não veio provocar a divisão que é obra da carne, mas mostra a diferença de quem o serve com fidelidade.
Se algum dia você como cristão precisar se retirar de algum grupo ou ministério, por motivos de mudanças, ou qualquer outra coisa, procure sair em paz e não deixar rastros de confusão. Converse antes e comunique sua saída e vá em paz. Saia pela porta da frente. Abençoe antes de tudo e peça a bênção de seu líder (Romanos 12.14-18). Certamente Deus vai te honrar por isso.

Divisão não vem de Deus!

______________________________
1 RODRIGUES, Welfany Nolasco. A Evangelização na Igreja Primitiva. Belo Horizonte: Filhos da Graça, 2015. Páginas 36, 41-43.
2 STRONG, James. Dicionário Grego do Novo Testamento. Bíblia de Estudo Palavras-Chave: Hebraico. Grego. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição Revista e Corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 2011. Página 2152, verbete 1369.
3 STRONG, Página 2152,verbete 1370.
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


obras da carne e fruto do espírito

E-book: Obras da Carne e Fruto do Espírito

Um estudo completo sobre cada uma das obras da carne e as características do fruto do Espírito. A vida cristã tem desafios muito importantes tanto na questão física como espiritual. Por isso é importante ter a compreensão a respeito dos limites entre o que é carnal e o espiritual. Este estudo pode fortalecer sua vida espiritual e ajudar a vencer os desejos da carne.

Adquira o E-Book


Veja mais estudos 

As obras da carne 

Obras da carne: PROSTITUIÇÃO 

Obras da carne: IMPUREZA 

Obras da carne: LASCÍVIA 

Obras da carne: IDOLATRIA 

Obras da carne: FEITIÇARIAS 

Obras da carne: INIMIZADES 

Obras da carne: PORFIA 

Obras da carne: CIÚMES 

Obras da Carne: IRA 

Obras da Carne: EGOÍSMO 

Obras da Carne: DISSENSÕES 

Obras da Carne: INVEJA 

Obras da Carne: HERESIAS 

Obras da Carne: GLUTONARIA 

Obras da Carne: BEBEDICES 

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp