Obras da carne: CIÚMES

-Tema: Obras da Carne  

“Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem?”
I Coríntios 3.3


-Introdução: O ciúmes é uma obra da carne (Gálatas 5.20). Quem tem ciúmes de algo ou alguém está tratando como se fosse proprietário, o que é algo carnal, pois sabemos que não temos nada nesta vida, nem temos direito de tratar o outro como posse.  
A palavra para ciúmes em grego é a expressão dzeloo [ζήλῳ], de onde vem o termo zelo ou cuidado 3. Então podemos entender que o ciúmes como cuidado equilibrado pode ser aceitável, mas devemos tomar cuidado por causa dos excessos.

Leia mais sobre o assunto nos estudos: AS OBRAS DA CARNE.

Você é uma pessoa ciumenta?

Vamos refletir o que a Palavra de Deus fala sobre os ciúmes:


1- O verdadeiro amor não arde em ciúmes:

I Coríntios 13.4 “O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece”.
A questão problemática quanto ao ciúmes está no ‘arder’, que é um sintoma carnal. O verdadeiro amor não tem medo de perder (I João 4.18). Mas a paixão carnal trata o outro como posse e não sabe esperar, por isso uma das características de uma pessoa apaixonada é o ciúmes doentio. Já o amor é diferente, começa às vezes pequeno como uma semente e vai crescendo a cada dia. Leia também o estudo: DIFERENÇA ENTRE PAIXÃO E AMOR.
Quando na bíblia fala que Deus sente ciúmes de nós (Tiago 4.5), não este ciúmes, que é uma obra carnal, mas o zelo que Deus tem por nós. Deus não aceita nos perder para o mundo e deseja que sejamos exclusivamente seus (I Pedro 2.9). Para tirar dúvidas sobre isso, leia também o estudo: CIÚMES DO ESPÍRITO.
O amor não arde em ciúmes!

2- Alguns tipos de ciúmes:

Os ciúmes, como obra da carne, sempre esteve presente na vida da humanidade.
Alguns exemplos bíblicos de ciúmes são:
a) Ciúmes entre irmãos: Caim e Abel (Gênesis 4.7). Raquel tinha ciúmes de sua irmã Lia com Jacó (Gênesis 30.1). Esaú e Jacó (Gênesis 25.28). Os irmãos de José tinham ciúmes de seu pai (Gênesis 37.11). O Irmão mais velho do filho pródigo (Lucas 15.25-30).
b) Ciúmes entre marido e esposa: Quando o homem tinham ciúmes da mulher, comumente a abandonava, mas quando a lei de Deus foi estabelecida, o Senhor ordenou que fosse feito um sacrifício pela mulher, que beberia de uma água purificadora e se caso não sentisse nenhum mal seria absolvida (Números 5.12-30). A lição que podemos tirar neste texto é que estas questões devem ser entregues a Deus e tratadas na presença do Senhor.
c) Ciúmes de uma liderança: Quando o Espírito de Deus se moveu sobre os setenta anciãos e depois Eldade e Medade continuaram profetizando no arraial, falaram para Moisés, então Josué sugeriu que mandassem parar, mas Moisés disse: “Porém Moisés lhe disse: Tens tu ciúmes por mim? Tomara todo o povo do SENHOR fosse profeta, que o SENHOR lhes desse o seu Espírito!” (Números 11.29).
d) Ciúmes Cultural: o povo judeu se achava uma cultura superior às outras e mais santos que os outros povos (Romanos 10.19), o que gerou neles um ciúmes de outras culturas que foram alcançadas por Cristo (Romanos 11.11).
Estes tipos de ciúmes mostram como esta obra da carne começa muitas vezes desde o berço. O ciúmes é um comportamento ensinado e as crianças percebem e aprendem. Depois isso é levado para o casamento tornando-se às vezes doentio. Então o ciúmes chega aos grupos sociais em que a pessoa vive com ciúmes de uma liderança e até o ciúmes cultural.
Perceba os tipos de ciúmes!

3- Consequências do ciúmes:

O pecado traz suas consequências às vezes inevitáveis. Somente quando a pessoa se arrepende e busca a Deus é que pode ser abençoada e viver de uma forma diferente.
Duas consequências do ciúmes são:
a) Furor: Provérbios 6.34 “Porque o ciúme excita o furor do marido; e não terá compaixão no dia da vingança”. Quando a pessoa sente ciúmes sente uma raiva descontrolada. Um exemplo é a ira de Deus contra a idolatria do povo (Ezequiel 16.38 e 42).
b) Morte: Cantares 8.6 “Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura, o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, são veementes labaredas”. Tanto pode acontecer a ‘morte do amor’, ou seja, a pessoa deixa de amar a outra por causa dos ciúmes, como também a morte do relacionamento, que não suporta os ciúmes, além de haver casos extremos de ciúmes que resultam literalmente em morte.
Precisamos pedir a Deus misericórdia, que nos livre de sua ira por causa do pecado (Colossenses 3.6) e também da morte, que é pior consequência do pecado (Romanos 6.23).
Cuidado com as consequências do ciúme!

Você pode vencer o ciúme!

-CONCLUSÃO:
Romanos 13.13 “Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes”.
A obra da carne ciúmes, é um desvio de comportamento tão normal no meio da sociedade, que as pessoas acostumam e pensam que não podem mudar. Mas se a pessoa buscar a Deus, refletir sobre sua vida e através da Palavra de Deus renovar a sua mente (Romanos 12.1,2), não somente este problema, mas como todo o restante do caráter, personalidade e temperamento da pessoa pode ser transformado numa “nova criatura” (II Coríntios 5.17).
O melhor de todos os remédios para vencer o ciúmes é conhecer o “caminho sobremodo excelente” (I Coríntios 12.31), que é o amor verdadeiro e puro que vem de Deus, que é o verdadeiro amor em pessoa (I João 4.8).

Vença o ciúmes com o amor!

______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.
3 STRONG, James. Dicionário Grego do Novo Testamento. Bíblia de Estudo Palavras-Chave: Hebraico. Grego. Rio de Janeiro: CPAD, 2011. Página 2224, verbetes 2205 e 2206.

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

0 COMENTE!:

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.