Obras da Carne: EGOÍSMO

Tema: Obras da Carne    

dois dedos apontados em lados contrários

“pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes” II Timóteo 3.2

Introdução: Egoísmo ou discórdia é uma obra da carne, que leva ao individualismo e falta de amor. O egoísta só consegue ver a si mesmo. O seu ‘eu’ está acima de tudo, ao ponto de numa conversar falar ‘eu’ tantas vezes que demonstra o que está em primeiro lugar em sua vida.
A palavra grega do texto de Gálatas 5.20 é eritheia  (ἐριθεία) 1, que pode ser traduzida por ambição, egoísmo e rivalidade. O sentido é a busca pelos próprios interesses que provoca conflito entre pessoas. A versão RA – Revista e Atualizada traduz por “discórdia” e algumas vezes por “sentimento faccioso”, a NVI – Nova Versão Internacional traduz por “egoísmo” e a versão NTLH – Nova Tradução na Linguagem de Hoje traduz por “ambição egoísta”.
O capitalismo faz das pessoas cada vez mais egoístas e utilitaristas. Parece que as pessoas são tratadas como descartáveis. Esta coisificação das pessoas está desvalorizando o ser humano como se fosse uma mercadoria. Isso foi anunciado por Paulo a Timóteo (II Timóteo 3.2) e também como alerta de Judas sobre o comportamento egoísta das pessoas nos últimos tempos (Judas 1.16).

Leia mais sobre o assunto nos estudos: AS OBRAS DA CARNE.

Como vencer o egoísmo?

Vamos estudar sobre o egoísmo e aprender sobre três remédios para vencer o egoísmo em nós mesmos:

1- Siga o exemplo de Cristo

Filipenses 2.3 “Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo”.

Paulo fala aos Filipenses lamentando que haviam pessoas que “pregam a Cristo, por discórdia, insinceramente” (Filipenses 1.17), porque “buscam o que é seu próprio, não o que é de Cristo Jesus” (Filipenses 2.21). Por isso escreve um lindo hino sobre a humilhação e exaltação de Cristo como exemplo a ser seguido por nós.

Reflita sobre a humildade ensinada em Filipenses 2.1-11:
a) Sentimentos positivos: v.1 “Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias”. Uma pessoa humilde sente coisas boas e espera sempre o melhor.
b) Pensamentos bons: v.2 “completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento”. Uma pessoa humilde sempre pensa coisas boas e nunca espera o mal.
c) Modéstia: v.3 “Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo”. A pessoa não egoísta é modesta, já o egoísta quer sempre aparecer e passar na frente dos outros.
d) Altruísmo: v.4 “Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros”. A pessoa não egoísta quer o melhor para os outros. Altruísmo (outro + ismo) é o contrário do egoísmo (eu + ismo). O altruísta se preocupa com o próximo.
e) Seguir o exemplo de Jesus: v.5, 6 “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus”. Jesus é o maior exemplo de humildade, pois amou aos pecadores.
f) Esvaziar-se: v.7 “antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana”. Mesmo sendo o TUDO, Jesus se fez o ‘nada’ por nós, tornando-se humano e pequenino.
g) Humilhar-se: v.8 “a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz”. A humildade é capacidade de suportar a humilhação e esperar que Deus nos exalte (Mateus 23.12).
h) Esperar a recompensa de Deus: v.9-11 “Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai”. Somente Deus pode honrar quem sofreu humilhação, então devemos esperar somente no Senhor e não no homem (Salmo 108.12).

Sem dúvida alguma ninguém pode ter um exemplo maior do que Jesus de mostrar como não ser egoísta e não procurar o seu ‘eu’ em primeiro lugar.
Jesus é o maior o exemplo de não egoísmo!

2- Buscar a Sabedoria de Deus

Tiago 3.14-16 “Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade. Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca. Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins”

O que Tiago chama de ‘sentimento faccioso’ é este egoísmo, que faz a pessoa sentir-se melhor que os outros. O conselho do apóstolo mostra que a verdadeira sabedoria que vem de Deus, não pode ter egoísmo.
O egoísmo provoca muitos problemas na vida de uma pessoa, que parece desejar tornar-se como uma ilha isolado de todos, pois “o solitário busca o seu próprio interesse e insurge-se contra a verdadeira sabedoria” (Provérbios 18.1). A base para este sentimento é o orgulho, que faz a pessoa pensar que pode ser melhor e que pode viver sem o seu próximo.
A Palavra de Deus alerta que “haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça” (Romanos 2.8 - NVI). A pessoa egoísta sempre está no meio de discórdias, pois não consegue aceitar a vontade do seu próximo. A sabedoria faz a pessoa reconhecer seus erros, falhas e pequenez ao invés de ser egoísta e querer tudo para si mesmo.
A sabedoria cura o egoísmo!

3- Receba o verdadeiro amor de Deus

I Coríntios 13.5 “não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal”.

Quem ama de verdade não procura seus próprios interesses. Por isso a Palavra de Deus oriente que “ninguém busque o seu próprio interesse, e sim o de outrem” (I Coríntios 10.24). O amor vence o egoísmo porque “encobre multidão de pecados” (I Pedro 4.10).
Infelizmente estamos vivendo um tempo como Jesus avisou que “por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos” (Mateus 24.12). Precisamos mostrar o amor de Deus para as pessoas, demonstrando que não buscamos nossos interesses, mas acima de tudo devemos buscar a vontade de Deus (Romanos 12.2).
Jesus disse que o maior mandamento é o amor a Deus e ao “próximo como a ti mesmo” (Marcos 12.31). Então a primeira referência do amor é Deus, a segunda o próximo e em terceiro lugar vem o ‘eu’. Quem conhece o verdadeiro amor de Deus, também tem o amor próprio, que já está em falta na vida de muitas pessoas. Somente através do amor de Deus podemos amar as pessoas e não ser egoístas.
O melhor remédio para o egoísmo é o amor!

Não seja egoísta!


CONCLUSÃO
O apóstolo Paulo escrevendo aos Filipenses, lamenta a ausência de pessoas com este tipo de sentimento e recomenda Timóteo dizendo que “a ninguém tenho de igual sentimento que, sinceramente, cuide dos vossos interesses” (Filipenses 2.20), mas que Timóteo cuidaria dos interesses da igreja e dos irmãos. De fato se naquele tempo, pessoas assim eram raras, muito mais nos dias atuais.
Estes três remédios são indicados pela Palavra de Deus para curar o egoísmo: seguir o exemplo de Cristo que não procurou seus interesses, buscar a sabedoria de Deus que nos ensina a ser pessoas melhores e conhecer o amor de Deus, que é o melhor remédio contra o egoísmo.

Jesus te cura do egoísmo!

______________________________
1  STRONG, James. Dicionário Grego do Novo Testamento. Bíblia de Estudo Palavras-Chave: Hebraico. Grego. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição Revista e Corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 2011. Página 2211, verbete 2052.



obras da carne e fruto do espírito

E-book: Obras da Carne e Fruto do Espírito

Um estudo completo sobre cada uma das obras da carne e as características do fruto do Espírito. A vida cristã tem desafios muito importantes tanto na questão física como espiritual. Por isso é importante ter a compreensão a respeito dos limites entre o que é carnal e o espiritual. Este estudo pode fortalecer sua vida espiritual e ajudar a vencer os desejos da carne.

Adquira o E-Book


Veja mais estudos 

As obras da carne 

Obras da carne: PROSTITUIÇÃO 

Obras da carne: IMPUREZA 

Obras da carne: LASCÍVIA 

Obras da carne: IDOLATRIA 

Obras da carne: FEITIÇARIAS 

Obras da carne: INIMIZADES 

Obras da carne: PORFIA 

Obras da carne: CIÚMES 

Obras da Carne: IRA 

Obras da Carne: EGOÍSMO 

Obras da Carne: DISSENSÕES 

Obras da Carne: INVEJA 

Obras da Carne: HERESIAS 

Obras da Carne: GLUTONARIA 

Obras da Carne: BEBEDICES 

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp