Não tenha medo!

Tema: MOTIVAÇÃO

homem sentado pensando

Isaías 43.1-7
Introdução: O que você tem medo? Parece que as coisas que tememos nos persegue (Jó 3.25). Por isso precisamos cuidar de nosso coração para não deixa-lo sobrecarregar (Mateus 11.28). Um simples inseto, um lugar escuro, ou até as incertezas do dia a dia podem ser motivos para temer.
O profeta Isaías foi usado por Deus para levar uma palavra de conforto para o povo que sofria, trazendo promessas de restauração da nação diante da calamidade das perseguições e guerras ao redor. A Babilônia estava cercando as nações ao redor de Israel e o temor de uma invasão tomava conta do povo. O próprio Isaías havia avisado a invasão de Jerusalém (Isaías 39.6).
As dificuldades da vida poderiam formar uma lista de temores que passamos:
- violência,
- doenças,
- economia
- desemprego,
- problemas climáticos, etc. ...
Deus faz uma lista de motivos para que seu povo confie e não se desespere. Por isso temos muitos motivos para não temer.

Por que não devemos temer?

Vamos refletir alguns motivos que Deus nos dá para não temer:

1- Porque você pertence a Deus

v.1 “Mas agora, assim diz o SENHOR, que o criou, ó Jacó, e que o formou, ó Israel: “Não tenha medo, porque eu o remi; eu o chamei pelo seu nome; você é meu. ”
A nossa vida pertence ao Senhor, fomos comprados pelo sangue de Jesus (I Coríntios 6.20). Jesus nos remiu quando morreu na cruz por nós. Remir significa comprar ou resgatar. Somos chamados pelo nome para servir ao Senhor. O povo de Israel corria o perigo da escravidão, então Deus usa esta linguagem para dizer que eles têm dono, foram comprados pelo Senhor, que lhes deu o nome. Você pertence a Deus que te conhece pelo nome, então não há o que temer. Chamar pelo nome é um ato de autoridade, por isso Deus mandou o homem nomear todas as coisas (Gênesis 2.19,20). Quando Deus nos chama pelo nome é porque nos conhece e tem poder sobre nós.
Não tenha medo porque Deus te chama pelo nome!

2- Porque você não está sozinho

v.2 “Quando você passar pelas águas, eu estarei com você; quando passar pelos rios, eles não o submergirão; quando passar pelo fogo, você não se queimará; as chamas não o atingirão. ”
A promessa de que sempre estará conosco, foi uma das últimas palavras de Jesus ao subir ao céu (Mateus 28.20). Deus nunca nos abandona e quando mais precisamos, está mais perto de nós. Como os amigos de Daniel que passaram pela fornalha, o “quarto homem” estava ali para os guardar (Daniel 3.24,25) e quando Daniel foi lançado na cova dos leões o Senhor enviou o seu anjo e o guardou (Daniel 6.22). Saiba que você não está sozinho, pois a presença do Senhor nunca te abandonará.
Não tenha medo porque o Senhor está contigo sempre!

3- Porque você tem um Deus que te salva

v.3 “Porque eu sou o SENHOR, seu Deus, o Santo de Israel, o seu Salvador; dei o Egito em resgate por você, e a Etiópia e Sebá para que você fosse meu. ”
As nações ao redor de Israel o faziam temer as guerras e precisavam buscar apoio de outros povos, mas o Senhor diz que é o Rei acima de todos os reinos e promete que resgatar o seu povo, que lhe pertence. Deus é nosso salvador, quando ninguém pode nos ajudar, o Senhor nos salva com seu poder.
Não tenha medo porque o Senhor te salva!

4- Porque você é precioso para Deus

v.4 “Visto que você é precioso aos meus olhos e digno de honra, e porque eu o amo, darei homens por você e povos em troca de sua vida.”
Somos preciosos para Deus porque fomos comprados com o sangue de Jesus (I Coríntios 7.23). Nossa salvação é de graça, mas custou muito caro: o sacrifício de Cristo por nós. Como nós cuidamos de algo de valor, o Senhor também cuida sempre de nós porque nos valoriza muito. O que Deus mais valoriza em sua criação é o ser humano, acima de todas as maravilhas da natureza.
Não tenha medo porque você é importante para Deus!

5- Porque não há limites para Deus

v. 5 “Não tenha medo, porque eu estarei com você. Trarei a sua descendência desde o Oriente e a ajuntarei desde o Ocidente.
Deus promete ao povo de Israel que se acontecesse o cativeiro, o Senhor resgataria todo o seu povo de onde estivesse. Não existe distância, nem dificuldade alguma para Deus (Lucas 1.37). O poder de Deus é infinito e não há restrições para o Senhor que criou todas as coisas podendo restaurá-las (Daniel 18.27).
Não tenha medo porque o poder de Deus é maior que tudo!

6- Porque você é filho/a de Deus

v.6 “Direi ao Norte: ‘Entregue!’ E ao Sul: ‘Não os impeça de sair!’ Tragam os meus filhos de longe e as minhas filhas dos confins da terra”
Como um pai que jamais se esquece de seus filhos, Deus nunca se esquece de cada um de nós (Isaías 49.15). Deus prometeu mandar buscar os seus onde estivessem para garantir que cuida de cada um. Deus é um bom pai que cuida de seus filhos com amor (Mateus 7.9-11). Não existe confiança maior de um filho para vencer o medo do que a presença do pai que lhe protege. Jesus nos ensinou a chamar Deus de Pai para vivermos como filhos do Senhor (Mateus 6.9). Quando cremos em Jesus nos tornamos filhos de Deus pela fé (João 1.12).
Não tenha medo porque o bom Pai está contigo!

7- Porque existimos para a glória de Deus

v.7 “todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para minha glória, sim, aqueles que formei e fiz. ”
Deus nos criou para sermos a sua imagem e semelhança (Gênesis 1.27), para viver para sua glória. Deus não quer nos ver sofrendo. Essa é a razão de nossa existência: glorificar ao Senhor. Se usarmos um aparelho ou objeto de forma errada, este dará defeito, da mesma forma quando não vivemos para a glória de Deus, passamos por muitos problemas. Quando o povo de Deus passou pelo mar e pelo deserto, a glória de Deus ia à sua frente para os proteger (Êxodo 14.19). Toda vez que passamos por lutas, a glória de Deus nos protege.
Não tenha medo porque a Glória de Deus te protege!

Não tenha medo!

CONCLUSÃO

Isaías 42.13 “Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e não há quem possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá? ”
Os perigos que nos cercam sempre nos lembram dos nossos temores, mas nunca podemos esquecer que o Senhor cuida de nós e nos segura pela mão, nos sustentando com seu poder. Na hora da dificuldade precisamos nos entregar nas mãos do Senhor e confiar em sua proteção e livramento.
Se Deus está contigo, não há o que temer!
______________________________
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp