Cicatrizes: as Marcas de Cristo

Tema: VIDA CRISTà

jesus estende a mão marcas de Cristo

“Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus” Gálatas 6.17

Introdução: O apóstolo Paulo foi um homem marcado por seu encontro com Cristo. Mas enfrentou muitas dificuldades em sua vida. Antes era um perseguidor de Jesus, mas depois foi perseguido por ser um cristão.
As cartas de Gálatas e II Coríntios foram escritas em defesa tanto ao evangelho como ao seu próprio ministério de Paulo, devido às perseguições.
Sua declaração no final do livro de Gálatas 6.17 parece colocar um ponto final em tantas tribulações, dizendo que ninguém mais precisava o molestar, ou incomodar, pois já tinha uma marca que era mais importante, a marca de Cristo.
Uma palavra ou um fato pode marcar uma pessoa para sempre. O mundo nos coloca ‘rótulos’, que se tornam nossa marca, mas Jesus veio para tirar de sobre nós as marcas da dor e nos colocar suas marcas. Cristo foi marcado em suas mãos, pés e no peito para nos salvar (João 20.20-27).


O que tem te marcado?

Vamos refletir algumas coisas que marcaram a vida do apóstolo Paulo a partir do texto de II Coríntios:

1- Marcas Emocionais

II Coríntios 4.8-10 “Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; ficamos perplexos, porém não desanimados;  somos perseguidos, porém não abandonados; somos derrubados, porém não destruídos. Levamos sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a vida dele se manifeste em nosso corpo.”

Paulo vivia “lutas por fora, temores por dentro” (II Coríntios 7.5). Havia passado por tantas perseguições que seu corpo já estava marcado pela dor e sofrimento. Mas Paulo sabia que suas emoções estavam sendo moldadas e que o amor de Jesus por ele era maior que toda dor que pudesse passar.
Traumas, complexos, decepções, palavras duras e tantos outros problemas marcam a vida de uma pessoa, mas quando conhecemos o amor de Deus por nós ao ponto de entregar o seu único Filho Jesus para nos salvar, somos marcados pelo amor e perdão do Senhor.
Jesus quer te marcar com seu AMOR!

2- Marcas Espirituais

II Coríntios 6.4-10 “Pelo contrário, em tudo nos recomendamos a nós mesmos como ministros de Deus: na muita paciência, nas aflições, nas privações, nas angústias, nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns, na pureza, no saber, na paciência, na bondade, no Espírito Santo, no amor não fingido, na palavra da verdade, no poder de Deus; pelas armas da justiça, tanto para atacar como para defender; por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama; como enganadores e sendo verdadeiros; como desconhecidos, mas sendo bem-conhecidos; como se estivéssemos morrendo, mas eis que vivemos; como castigados, porém não mortos; como entristecidos, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, mas possuindo tudo.”

Paulo faz uma lista de dificuldades que já havia enfrentado em sua vida por causa do Evangelho. Por isso estava realmente marcado espiritualmente como pregador da Palavra de Deus. Estas características listadas faziam parte de suas marcas espirituais. Paulo sentia prazer em ser marcado por Deus como Servo do Senhor, mesmo que para isso tivesse que passar por tantas lutas, pois sabia que em todo tempo Jesus estava com ele.
O pecado tem marcado negativamente a humanidade, mas Jesus apaga a marca do pecado e coloca a marca da cruz, do perdão e amor de Deus (Colossenses 2.14). O Apocalipse revela que no fim dos tempos haverá uma marca diabólica, conhecida como ‘Marca da besta’ (Apocalipse 13.16,17), mas antes do anticristo marcar as pessoas, o Espírito Santo vai marcar os servos do Senhor com o “selo de Deus” (Apocalipse 7.2,3).
Existem marcas espirituais, que maculam uma pessoa por toda sua vida, mesmo sem saber sua origem, como por exemplo, as consagrações feitas por responsáveis antes mesmo de a pessoa ter consciência. Alguns traumas também podem ter efeito espiritual, como uma brecha na vida da pessoa, se não forem tratados e preenchidos com o amor e perdão de Deus. Cada prova que passamos é uma oportunidade para ser marcado por Deus com seu amor e vencer tudo com a ajuda do Senhor que nunca nos deixa só.
Jesus quer te marcar com seu PODER!

3- Marcas Físicas

II Coríntios 11.23-28 “São ministros de Cristo? Falando como se estivesse fora de mim, afirmo que sou ainda mais: em trabalhos, muito mais; em prisões, muito mais; em açoites, sem medida; em perigos de morte, muitas vezes. Cinco vezes recebi dos judeus quarenta açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas. Uma vez fui apedrejado. Três vezes naufraguei. Fiquei uma noite e um dia boiando em alto mar. Em viagens, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de assaltantes, em perigos entre patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez. Além das coisas exteriores, ainda pesa sobre mim diariamente a preocupação com todas as igrejas.”

O apóstolo Paulo também lista uma série de marcas que sofreu fisicamente, através de doenças, emagrecimento, dores e tantos efeitos que seu corpo precisou se adaptar. Além disso também foi marcado pelas chicotadas com que foi castigado pelos homens por escolher seguir a Jesus.
Antigamente os escravos eram marcados por seus donos de forma cruel com ferrões em brasa, como uma forma de comprovar a propriedade para sempre. Ninguém podia apagar estas marcas, nem a dor que elas causavam na alma da pessoa. Sempre que olhavam para as cicatrizes tinham que se lembrar de sua escravidão.
Os vícios são fonte de muitas marcas físicas e na saúde das pessoas. A questão sexual também pode ser fonte de marcas através de toques, olhares e complexos que poderão ter efeitos físicos na vida de uma pessoa. Muitas dores que passamos fisicamente podem nos trazer marcas, mas podemos escolher se vamos entender negativamente ou se vamos superar com o perdão àqueles que nos feriram e talvez a nós mesmos. Jesus foi ferido e marcado para nos salvar (Isaías 53.4,5).
Jesus quer te marcar com sua VIDA!

Deixe Jesus te marcar com seu amor!

CONCLUSÃO

As tribulações que passamos em nossas vidas podem nos trazer marcas positivas ou negativas, depende de como lidamos com elas. Então escolha olhar para as marcas de Deus em sua vida e supere as marcas de dor neste mundo, crendo na vida eterna.
Você não foi marcado pelo que o mundo diz ou fez e sim pelo que Deus faz em sua vida. Coloque um ponto final em toda dor recebendo a marca de Deus sobre sua vida.

Jesus quer marcar você!

______________________________
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp