Onde está a Verdade?

Tema: ESTUDO BÍBLICO  

estudo bíblico sobre mentira

João 8.32 “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”


Introdução: Você já se sentiu engando? Vivemos em um mundo em que a mentira tem sido cultuada pelo ser humano. De início, os efeitos especiais do cinema causavam pura admiração, mas com a popularização da tecnologia e advento das “fake news”, isso tem se tornado cada vez mais preocupante.

O evangelho de João usa vários termos filosóficos de sua época, como o dualismo entre bem e mal ou luz e trevas, para anunciar a Cristo, por isso o tema da verdade frente à mentira é muito forte em sua mensagem (João 8.44).

Jesus havia acolhido e perdoado a mulher adúltera, que seria apedrejada em nome da verdade (João 8.1-11). Logo em seguida começou a falar sobre a luz de Deus que revela a verdade (João 8.12-20). Quando explicava sobre sua missão no mundo e a falta de fé das pessoas (João 8.21-30), alguns o chamaram de louco e suicida (João 8.22) e alguns creram (João 8.30), mas alguém perguntou “Quem és tu?” (João 8.25). Foi então que Jesus ensinou sobre a verdade que liberta (João 8.31-36) e desfaz algumas mentiras religiosas que mantinham o povo enganado (João 8.3-47). Neste momento as pessoas ficaram iradas, xingando e dizendo que Jesus teria demônio e pegaram pedras para atirar no Mestre (João 8.48-59). As pedras que Jesus impediu que lançassem sobre a mulher adúltera, agora se voltam contra ele mesmo (João 8.9 e 59).

Podemos ilustrar a verdade com um pêndulo formado por um simples peso pendurado a uma corda, que pode ser movido para todo lado, essencialmente de um lado para o outro ou circulando-o.


Como desfazer uma mentira?

Vamos refletir sobre dois movimentos de uma mentira: pendular e circular.

 

1- Movimento PENDULAR – Polarização das Verdades

§ Ilustração: movimento de um pêndulo de um lado para o outro.

A mentira modernizada primeiro tenta nos iludir com um movimento pendular, causando o efeito de polarização das verdades. Com isso, as pessoas são divididas em seus princípios, onde cada um segue sua própria verdade, chegando ao ponto de se tornar inimigas por causa de opiniões.


  Polarização

      Movimento Pendular

˾ Cada um segue a sua verdade

˾     Divisão

˾     Inimizades


Precisamos tomar cuidado para não sermos levados pela polarização dos conceitos no mundo moderno, principalmente devido às divisões que causam separando pessoas, que se ferem por causa de opiniões diversas, sem perceber que estão sendo manobrados pela mídia.


Exemplos de polarização de conceitos:

- Política: Direita X Esquerda

- Raça: Negro X Branco

- Sexualidade: Hétero X Homo


Muitas pessoas estão sendo jogadas de um lado para o outro neste “pingue pongue” em busca da verdade e são enganados por conceitos fabricados, que são sofismas, mentiras muito bem disfarçadas de verdades (II Coríntios 10.4).

Não se engane com a polarização de conceitos!

 

2- Movimento CIRCULAR – Relativismo em torno da Verdade

§ Ilustração: movimento rotatório, em círculos.

A mentira sofisticada nos últimos tempos gira em círculos ao redor de todos nós, nos cercando com enganos cada vez mais bem formulados. O relativismo discursa que toda verdade tem um lado de engano e vice e versa, causando uma confusão com a mistura de conceitos na mente das pessoas.


  Relativismo

      Movimento Circular

˾ “verdade com um pouco de mentira” (vice-versa)

˾     Mistura de conceitos

˾     Confusão


O relativismo se tornou um hábito da humanidade através do racionalismo moderno. Para quase tudo se tem um “porém”, ou um “depende”, fazendo com que as verdades antes sólidas e firmes sejam amplamente questionadas, e misturadas com outros conceitos num “liquidificador”, dando a beber através das mídias.


Exemplos do relativismo:

- Não acreditar em Papai Noel, mas usar gorrinho no Natal

- Não acreditar que coelho choca ovos, mas comprar ovo de páscoa

- Não acreditar em ídolos, mas guardar dias santos idólatras


Basicamente “tô nem aí” e “o quê que tem?”, são os chavões mais descarados. Mas o discurso relativista é muito bem preparado, já vem com as perguntas e as respostas prontas. Com isso, muitos ficam tontos, embriagados de racionalismo e sem saber para onde ir, ficando literalmente perdidas.

Não se engane com o relativismo dos conceitos!

 

Não seja engando!

CONCLUSÃO

Mas onde está a Verdade?

João 14.6 “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.”

A verdade está em Jesus e se manifesta através da “Tua Palavra é a verdade” (João 17.17), pois Cristo é a própria verdade encarnada (João 1.1). Somente através de Jesus podemos ser verdadeiramente livres de toda mentira (João 8.36).

Mas a mentira é diabólica (João 8.44) e se disfarça muito bem (II Coríntios 11.14) e engana cada vez mais pessoas, até mesmo alguns eleitos de Deus (Mateus 24.12). Mas como diz o ditado: “a mentira tem a perna curta” e um dia será desmascarada (Marcos 4.22).

Deus deu ao ser humano o direito de nomear as coisas (Gênesis 2.19,20) e as pessoas se acostumaram com isso, chegando a gostar desta tarefa. Mas com o tempo surgiram preconceitos e enganos para o ser humano (Gênesis 3.1-8).

Siga a verdade em Jesus!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp