Espírito de Entendimento

COMPARTILHE:

9 comentários

-Tema: ESPÍRITO SANTO
Isaías 11.2
-Introdução: O termo ‘Espírito de Entendimento’ é outra designação para o Espírito Santo e sua obra. Isso acontece através de uma capacitação espiritual para o cristão entender a vontade de Deus para sua vida.
Certamente você já passou por situações em que não entendia o que estava acontecendo. Certa confusão ronda a mente humana quando não há o Espírito de entendimento que só pode ser dado por Deus.
Na linda cena do Batismo de Jesus, quando o Espírito Santo veio sobre Ele que depois foi para o deserto, vemos que o Senhor tinha o entendimento de que estava sendo levado pelo Espírito Santo (Mateus 3.13-17). Graças ao Espírito de Entendimento, Jesus pode suportar a fome, frio, calor, sede, solidão, tempestades, feras e a tentação demoníaca.
Como posso receber o entendimento espiritual?
Vamos aprender um pouco sobre buscar o Espírito de Entendimento:

I - Renovando a mente: Romanos 12.1-2
Pessoas incrédulas, ou cegas espiritualmente são transformadas imediatamente quando em suas mentes recebem a ação do Espírito Santo. Todo cristão precisa manter sua mente renovada por Deus para não se deixar levar pelo velho homem e voltar ao pecado. Nunca podemos esquecer que quando aceitamos a Jesus, nós temos a mente de Cristo” (I Coríntios 2.16) e devemos deixar nossos pensamentos humanos para aceitar a vontade de Deus levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo” (II Coríntios 10.5).
Para proteger sua mente renovada, Deus supriu com o “capacete da salvação” que impede toda interferência mundana na cabeça do servo de Deus (Efésios 6.17).
Quando o mundo tentar sujar seus pensamentos com o velho pecado, peça ao Senhor para proteger sua cabeça com o capacete da salvação, “resisti ao diabo e ele fugirá de vós” (Tiago 4.7) e quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Filipenses 4.8).
Você já passou por uma renovação em sua mente?
Deixe Jesus renovar sua mente!

II - Crendo nas palavras de Jesus: João 14.25-29
Jesus avisou que enviaria o Seu Espírito, mas os discípulos não entenderam estas palavras enquanto isso não aconteceu. Quando ocorreu a descida do Espírito Santo no pentecostes, foram cheios de poder e entenderam o que Jesus havia falado (Atos 2 e 3). A transformação em suas vidas foi tão grande que numa só pregação de Pedro, mais de três mil pessoas se converteram.
Jesus também disse que não podia falar tudo de uma vez e que ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora” (João 14.12) e que no momento certo revelaria sua vontade quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir” (João 14.13).
Precisamos crer nas palavras de Jesus que são promessas garantidas para nossas vidas. Quando não entendermos o que o Senhor está nos falando, precisamos ao menos aceitar sua vontade e pedir ao Espírito de Entendimento que nos ajude.
Você crê nas palavras de Jesus para sua vida?
Aceite a vontade de Deus para você e peça a Deus que o ajude a entender!

III - Buscando porção dobrada do Espírito: II Reis 3.9-14
Porção dobrada significa que é o bastante par encher o interior e o exterior da vida. O profeta Eliseu pediu isso ao seu mestre Elias quando estava para tomado ao céu e lhe disse “pede-me o que queres que eu te faça” (v.9) e Eliseu disse imediatamente que desejava “porção dobrada do teu espírito” (v.9b).
A condição de Elias foi “se me vires... assim te farei...” (v.10). E assim aconteceu quando um “carro de fogo os separou...” (v.11) e Eliseu, que estava atento e “vendo...” (v.12) Elias subir para o céu como disse, “tomou o manto...” (v.14). A partir deste momento o mesmo Espírito que estava sobre Elias passou a usar Eliseu como profeta.
Em seguida vários milagres aconteceram. Eliseu tornou as águas saudáveis (II Reis 2.19-22), os rapazinhos que lhe zombam morrem (II Reis 2.23-25) e o azeite da viúva foi multiplicado (II Reis 4.1-7), um menino foi ressuscitado (II Reis 4.8-37). Enquanto Elias fez 13 milagres, Eliseu fez 26. Exatamente o dobro para mostrar que havia recebido porção dobrada do Espírito.
Naquele tempo, o Espírito Santo repousava sobre uma pessoa de cada vez. Agora quando o Jesus enviou o Espírito para sua Igreja, esta unção repousa sobre todos os servos do Senhor que se abrem à Sua presença. Hoje podemos receber uma porção maior ainda para receber milagres como Jesus garantiu que “aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; porque eu vou para meu Pai” (João 14.12).
Como fez Eliseu, devemos pedir a Deus que nos dê seu Espírito, “pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” (Lucas 11.13).
Você já pediu ao Espírito Santo para encher sua vida?
Peça ao Senhor e receba o poder de Deus ungindo você!

IV - Buscando um dom espiritual: I Coríntios 12.1-11
Além de renovar sua mente, crer nas palavras de Jesus e receber porção dobrada do Espírito Santo, todo crente deve buscar um dom espiritual. Os dons são capacidades espirituais que completam nossa vida. Aquilo que não conseguimos fazer naturalmente é possível realizar através do poder sobrenatural do Espírito.
Na Igreja primitiva todos os crentes receberam o Espírito Santo com dons espirituais diversificados, pois a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil” (I Coríntios 12.7) e isso não diferencia as pessoas, porque um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente, a cada um, como quer” (I Coríntios 12.11).
Segundo o texto de I Coríntios 12, que traz um tratado sobre dos espirituais, o dom do Espírito é dado a alguém que tenha aceitado a Jesus Cristo como Senhor (v.3), é multiforme (v.4), tem como objetivo servir ao próximo de todas as maneiras possíveis através de ministérios [serviços] (v.5), cooperam para a unidade da Igreja, de maneira que um membro complete o outro (v.6-26), pois Deus distribui os dons a cada um como lhe apraz (v.27-31) e nos ensina a “procurai com zelo os melhores dons” (v.31).
Você já encontrou o seu dom espiritual?
Peça ao Senhor e busque os melhores dons!

-CONCLUSÃO:
Como uma pessoa no escuro é quem não tem entendimento espiritual. Vive uma vida confusa sem saber para onde está indo. Quando conhecemos a Jesus, recebemos um novo coração que transforma nossas vontades e emoções carnais de acordo com a vontade de Deus. Nossa mente é renovada, aprendemos a crer nas palavras de Jesus através das Escrituras, recebemos uma porção dobrada do Espírito Santo e temos o privilégio de dons espirituais que nos capacitam para a vida cristã.
Quando passar por uma situação que não consegue compreender o que está ocorrendo ou o motivo dos acontecimentos, peça ao Espírito Santo que te dê entendimento espiritual sempre que precisar. O Espírito Santo é conselheiro quando precisamos de orientação (Isaías 30.21) e quando não temos condições de entender, Ele é consolador quando precisamos de conforto (João 16.9).


Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões. Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodsita de São Paulo.
Siga Google+.

9 comentários:

  1. Parabéns pelo edificante blog! Estou te segundo! Se quiser pode visitar o meu pequeno espaço também para juntos compartilharmos experiências! Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  2. A paz do senhor amado,Estou muito feliz de ter encontrado este blog tão maravilhoso,Esta me ajudando muito a pregar,sou diaconisa ,e estou começando a pregar agora..DEUS abençoe a todos...

    ResponderExcluir
  3. Muito legal este estudo!!! O corpo de cristo precisa sempre discernir as coisas espirituais que Deus quer fazer em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  4. Nossa! amei a palavra, Deus falou comigo, sou joven mais atraves desse esbouço O Espirito Santo me deu entendimento do que o Senhor quer fazer na minha vida pois tou passando por provaçõe, no qual eu não sabia o pq mais agora posso compriender qual a vontade de Deus na minha vida.
    Abraço fik na paz e que Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  5. olá amados esse blog é uma benção eu pedi direção ao espirito santo para me guiar em uma pagina que me ajudasse a melhorar minha pregação pois estou comessando a pregar agora então não tenho muita experiencia mas eu encontrei esse blog maravilhoso que vai me abençoa muito sou diacono e quero fazer o melhor pra Deus um forte abraço a todos e a Paz do senhor .

    ResponderExcluir
  6. Olá! As mensagens lidas por mim têm me ajudado imensamente a entender o propósito de Deus pra minha vida. Que Deus continue abençoando a vida e o ministério dos irmãos. Obs: Não sei se alguém percebeu mas no tópico II desta mensagem as referências (João 14:12 e 14:13) estão equivocadas deveriam ser: João 16:12 e 16:13. Fique na Paz.

    ResponderExcluir
  7. Ola!estou muito feliz com que entendir,pois é maravilhoso saber
    o que Deus têm pra nós,é quer fazer atráves daqueles que se voltam para Ele. Obrigada que o Senhor vós abençõe mais,e mais!!!

    ResponderExcluir
  8. Realmente o estudo foi uma bênção, só tenho uma correção a fazer qdo o texto se refere a estas duas passagens de João 14.12 e 14.13 na verdade ela se encontra na passagem de João 16.12 e 16.13, Deus abençoe vcs!

    ResponderExcluir
  9. muito bom a cada dia aprendendo as maravinhas de Deus......

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.