Carta à Igreja de Tiatira no Apocalipse

Tema: APOCALIPSE

carta à igreja de Tiatira no apocalipse

Apocalipse 2.18-29

-Introdução: Tiatira revela uma igreja que estava dividida em dois grupos. Uma parte da comunidade era composta de pessoas fiéis e outra parte seguia uma falsa profetiza chamada de Jezabel.
A pequena cidade de Tiatira servia de entrada para Ásia Menor, na rota do comércio. Foi construída por Seleuco um dos generais de Alexandre, em 280a.C. Era uma cidade-sede de guarnição militar.


O que Jesus disse para a igreja de Tiatira?

Vamos analisar a carta à Igreja de Tiatira pelo método literal, histórico e moral:

1- Interpretação LITERAL

Análise Literária

TIATIRA = Sacrifício.
ELOGIO: Cresceu no serviço ao próximo.
INSTRUÇÃO: Manter a fé e deixar o culto idólatra.
PROMESSA: Soberania das nações e a estrela da manhã.

O nome Tiatira tem o sentido de ‘sacrifício contínuo’1. Havia um grande templo em honra ao deus sol ‘Apolo’. Sua indústria principal era de instrumentos de bronze e cobre.
Fabricavam tecidos, especialmente em vermelho e púrpura. A cor púrpura era extraída de uma planta chamada índigo. Lídia era natural de Tiatira e era vendedora de púrpura (Atos 16.14).
O comércio era organizado em sindicatos chamados Guildas. Cada associação tinha um deus grego que era seu padroeiro. Haviam festas onde os produtos eram vendidos em sacrifício aos deuses2.

Palavras-chave do texto

- OLHOS COMO CHAMA DE FOGO (v.18): juízo Divino (Apocalipse 1.14,15);
- PÉS COMO BRONZE (v.18): força e poder;
- AMOR, FÉ, SERVIÇO, PERSEVERANÇA (v.19): uma Igreja dedicada e amorosa.
- OBRAS MAIS NUMEROSAS QUE AS PRIMEIRAS (v.19): Tiatira mantinha orfanato e hospital.
- JEZABEL (v.20): mulher com este nome ou uma comparação com a rainha Jezabel, uma princesa fenícia e sacerdotisa de Baal, o deus pagão da natureza. Casou-se com o rei Acabe e perseguiu os profetas de Deus (I Reis 18.4 e 13).
- PROFETIZA (v.20): Jezabel dizia que tinha o dom de profetizar ou era uma pregadora.
- PROSTITUIÇÃO (v.20): no sentido sexual ou religiosa (Ezequiel 16.17);
- COISAS SACRIFICADAS A ÍDOLOS (v.20): comidas oferecidas e consagradas a imagens (Atos 15.20,29; I Coríntios 10.20-22).
- PROSTRO DE CAMA (v.22): castigo de Deus;
- SEUS FILHOS (v.23): biológicos ou seguidores;
- PROFUNDEZAS DE SATANÁS (v.24): ocultismo, misticismo, práticas de magia e adivinhação.
- ESTRELA DA MANHÃ (v.28): a última estrela que ainda aparece antes de amanhecer o dia é o planeta Vênus. O sol é uma estrela (Provérbios 4.18). Jesus é “a brilhante estrela da manhã” (Apocalipse 22.16).

2- Interpretação HISTÓRICA

Tiatira representa o quarto período do cristianismo, a Igreja da Idade Média entre 590 e 1517 d.C. Um tempo de hegemonia do domínio romano sobre a Igreja Cristã.
A Igreja Medieval é conhecida por um ‘tempo de trevas’, pela falta de leitura da Palavra de Deus.
Na Idade Média, o poder estava com a Igreja, que foi institucionalizada. Construíram templos grandiosos cobertos de riquezas, mas o povo não tinha acesso à Palavra de Deus. Costumes pagãos entraram na Igreja.

3- Interpretação MORAL

A mulher no Apocalipse representa a Igreja (Ap. 12), que é a “Esposa do Cordeiro” (Ap. 21.9), mas a mulher chamada de Jezabel (Ap. 2.20) e a meretriz (Ap. 17) são as falsas igrejas.

Atitudes do Espírito de Jezabel nas igrejas:

- SEDUÇÃO: tentativa de conquistar;
- IDOLATRIA: a pessoas ou denominação;
- MANIPULAÇÃO: busca de poder;
- PERSEGUIÇÃO: oposição à liderança.

Infelizmente o espírito de Jezabel tem atuado nas igrejas com a sedução ao pecado, idolatria de líderes ou personalidades, manipulação de decisões e ministérios. Por fim, este espírito persegue pastores e servos de Deus. Leia mais sobre isso no estudo: O ESPÍRITO DE JEZABEL
Podemos entender Tiatira como uma igreja relaxada, acomodada e preguiçosa, que não se interessa mais pelo trabalho da evangelização. Falta jejum, oração e Bíblia. Igreja dividida entre o mundo e a Palavra.
Tiatira representa as igrejas que têm a porta larga (Mateus 7.13,14) e deixam as coisas do mundo (I João 2.15) entrarem dentro da Igreja (Tiago 4.4).


Não tolere Jezabel!

CONCLUSÃO

Tiatira traz muitas lições para nós hoje. Várias igrejas estão assim, divididas. Uma parte é fiel, mas existem pessoas que atuam como Jezabel no meio do povo para os dividir. Não podemos aceitar isso.

Não negocie com o pecado!

livro sete igrejas do apocalipse

E-book: As 7 Igrejas do Apocalipse

As sete cartas às igrejas no Apocalipse trazem mensagens reveladoras à igreja atual. Neste livro apresentamos três tipos de interpretação para cada uma das cartas: 1) Interpretação LITERAL; 2) Interpretação HISTÓRICA; 3) Interpretação MORAL. Certamente a mensagem deste texto trará revelações importantes para sua vida como igreja de Cristo. As cartas às sete igrejas formam uma mensagem completa para toda a cristandade. Estas cartas foram escritas para você também e será bem-aventurado se ler e ouvir (Apocalipse 1.3).



______________________________

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp