Fruto do Espírito: ALEGRIA

Tema: FRUTO DO ESPÍRITO  

crianças segurando frutas

“alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos” Filipenses 4.4

Introdução: A alegria é uma característica do Fruto do Espírito Santo em nossas vidas (Gálatas 5.22). Somente através de uma vida com Deus conseguimos desfrutar a verdadeira alegria. As alegrias do mundo são passageiras, mas quem serve a Deus “o seu prazer está na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite” (Salmos 1.2). A nossa fonte de alegria é espiritual e não carnal.
A carta de Paulo aos Filipenses fala dez vezes de alegria, podendo ser chamada de uma ‘carta da alegria’. Porém, o contexto em que esta carta foi escrita não era de aparente alegria. Paulo estava preso ao escrever a carta (Filipenses 1.13 e 17) e o povo estava passando necessidades e perseguições (Filipenses 4.14-19). Mesmo assim Paulo ensina a buscarem alegria no Senhor.


Como viver em alegria diante das dificuldades?

Vamos refletir alguns motivos que precisamos desfrutar da alegria do Espírito Santo baseado no texto de Filipenses:

1- Oração produz Alegria

Filipenses 1.4 “fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vós, em todas as minhas orações”.

A primeira vez que a palavra alegria surge no texto de Filipenses, está relacionada à vida de oração. Isso nos ensina que a verdadeira alegria provém de uma vida espiritual através de um relacionamento com Deus.
Quando Moisés esteve em oração no monte Sinai, ao descer “o seu rosto resplendecia” (Êxodo 34.29,30), pois estivera diante da Glória de Deus. Quando saímos de um momento a sós com Deus em oração, a presença de sua glória nos acompanha e nos alegra.
Cultive alegria em oração!

2- Comunhão gera Alegria

Filipenses 2.2 “completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento”.

A segunda vez que Paulo usa a Palavra alegria na carta aos Filipenses, está incentivando os irmãos a viverem em comunhão uns com os outros. Se não houver comunhão entre as pessoas, o ambiente não é alegre, mas tenso e cheio de confusões.
Quando estamos em um lugar ou entre pessoas que vivem em comunhão, a bênção de Deus é garantida (Salmos 133.3), mas sem comunhão entre os irmãos, nem a nossa oração é respondida, pois a própria presença de Jesus está condiciona à nossa comunhão uns com os outros (Mateus 18.19,20).
Cultive alegria vivendo em comunhão!

3- Dedicação produz Alegria

Filipenses 2.17,18 “Entretanto, mesmo que seja eu oferecido por libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, alegro-me e, com todos vós, me congratulo. Assim, vós também, pela mesma razão, alegrai-vos e congratulai-vos comigo”.

A terceira vez que a palavra alegria surge no texto aos Filipenses, Paulo ensina sobre a dedicação à obra de Deus. Mesmo preso, Paulo se alegrava em poder servir a Deus e ajudar à Igreja com seus ensinamentos.
Quando fazemos algo na obra de Deus devemos realizar pensando no Senhor e não somente nas pessoas (Colossenses 3.23), embora também devêssemos servir as pessoas como Jesus ensinou (Lucas 3.11). Precisamos “servi ao Senhor com alegria” (Salmos 100.2).
Cultive alegria se dedicando à obra de Deus!

4- Fazer o Bem traz Alegria

Filipenses 2.28,29 “Por isso, tanto mais me apresso em mandá-lo, para que, vendo-o novamente, vos alegreis, e eu tenha menos tristeza. Recebei-o, pois, no Senhor, com toda a alegria, e honrai sempre a homens como esse”.

A quarta vez que Paulo fala aos Filipos sobre alegria ensina sobre fazer o bem ao próximo. As nossas boas ações devem ser realizadas com alegria “quem exerce misericórdia, com alegria” (Romanos 12.1) como, por exemplo, as doações, “porque Deus ama a quem dá com alegria” (II Coríntios 9.7).

Mais tarde os Filipenses comprovaram este ensinamento:

Filipenses 4.10 “alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade”.

A Igreja de Filipos ajudou o apóstolo Paulo em suas necessidades, mostrando que aprendeu a lição (Filipenses 4.9-19). Ajudaram o apóstolo e outros irmãos necessitados.
Existem inúmeras formas de fazer o bem. Uma delas é transmitir alegria às pessoas. Um sorriso, um abraço, um aperto de mão ou uma palavra amiga podem curar vidas.
Cultive alegria fazendo o bem ao próximo!

5- Confiança em Deus gera Alegria

Filipenses 3.1 “Quanto ao mais, irmãos meus, alegrai-vos no Senhor. A mim, não me desgosta e é segurança para vós outros que eu escreva as mesmas coisas”.

Paulo se justifica com a igreja sobre o motivo de falar tanto em alegria. O motivo de sua repetição era ensinar sobre ser alegre na presença de Deus. Queria ter a certeza de que os irmãos não estariam tristes por sua situação de prisão devido à perseguição que enfrentavam.
Devemos ter esta confiança permanente e insistir em buscar a alegria que vem de Deus. Não existe alegria fora da presença do Senhor, mas com Jesus somos cheios da alegria do Espírito Santo (I Tessalonicenses 1.6).
Confiar em Deus significa ter fé. Quem duvida fica amedrontado pela incerteza, mas quem tem fé está convicto na bênção do Senhor (Hebreus 11.1). Através da semente da Palavra de Deus (Lucas 8.11) podemos cultivar o fruto da alegria gerando fé e confiança em nossos corações (Romanos 10.17).
Cultive alegria através da confiança em Deus!

Alegre-se no Senhor!

CONCLUSÃO

Filipenses 4.1 “Portanto, meus irmãos, amados e mui saudosos, minha alegria e coroa, sim, amados, permanecei, deste modo, firmes no Senhor”.

A igreja dos Filipenses era motivo de alegria para o apóstolo Paulo.  Sua fonte de alegria sempre esteve no Senhor. Uma pessoa triste fica fraca, mas quem tem alegria se fortalece a cada dia por que “a alegria do Senhor é a nossa força” (Neemias 8.10). Como uma bateria que precisa se recarregar, também precisamos renovar a nossa alegria em Deus sempre.

Deus é a nossa maior alegria!

______________________________


obras da carne e fruto do espírito

E-book: Obras da Carne e Fruto do Espírito

Um estudo completo sobre cada uma das obras da carne e as características do fruto do Espírito. A vida cristã tem desafios muito importantes tanto na questão física como espiritual. Por isso é importante ter a compreensão a respeito dos limites entre o que é carnal e o espiritual. Este estudo pode fortalecer sua vida espiritual e ajudar a vencer os desejos da carne.

Adquira o E-Book


Veja mais estudos 

O Fruto do Espírito 

Fruto do Espírito: AMOR 

Fruto do Espírito: ALEGRIA

Fruto do Espírito: PAZ 

Fruto do Espírito: LONGANIMIDADE 

Fruto do Espírito: BENIGNIDADE 

Fruto do Espírito: BONDADE 

Fruto do Espírito: FIDELIDADE 

Fruto do Espírito: MANSIDÃO

Fruto do Espírito: DOMÍNIO PRÓPRIO

 Leia também: As obras da carne
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp