Carta à Igreja de Filadélfia no Apocalipse

Tema: APOCALIPSE

carta à igreja de filadélfia

Apocalipse 3.7-13

-Introdução: A Igreja de Filadélfia era amorosa e fiel. Uma comunidade que dedicava seu serviço às vidas que precisam de Jesus. Representa a Igreja Missionária.
Nos tempos do Novo Testamento, Filadélfia fazia parte da província Romana da Ásia. Os reis de Pérgamo transformaram Filadélfia em um posto avançado do seu reino.


O que Jesus disse para a igreja de Filadélfia?

Vamos analisar a carta à Igreja de Filadélfia pelo método literal, histórico e moral:

1- Interpretação LITERAL

Análise literária:

FILADÉLFIA = Amor Fraternal.
ELOGIO: Perseverante na fé.
INSTRUÇÃO: Guardar sua fé.
PROMESSA: Lugar na Nova Jerusalém.
O nome Filadélfia significa amor fraternal e a cidade foi chamada assim em homenagem ao seu fundador, rei de Pérgamo, Átalo II, que tinha o apelido de ‘Filadelfo’1.
Filadélfia não recebeu críticas do Senhor Jesus porque eram fiéis em tudo. Interessante notar que mesmo sendo de origem de Pérgamo, Fildélfia não cometeu os mesmos pecados que seus fundadores.

Palavras-chave do texto:

- CHAVES DE DAVI (v.7): Jesus veio cumprir a promessa de um rei que se assentaria para sempre no trono de Davi (I Reis 9.5). Isaías falou sobre a chave do trono de Davi: “Porei sobre o seu ombro a chave da casa de Davi; ele abrirá, e ninguém fechará, fechará, e ninguém abrirá” (Isaías 22.22).
- ABRE E NINGUÉM FECHA E QUE FECHA E NINGUÉM ABRE (v.7) e PORTA ABERTA QUE NINGUÉM PODE FECHAR (v.8): oportunidades para realizar a obra de Deus.
- TENS POUCA FORÇA (v.8): aparentemente fraco, mas forte para Deus (II Coríntios 12.10).
- NÃO NEGASTE O MEU NOME (v.8): firmeza na fé.
- SINAGOGA DE SATANÁS (v.9): cristãos judaizantes que por isso negavam a Jesus (Apocalipse 2.9).
- PROSTRAR-SE A SEUS PÉS (v.9): se humilhar para pedir perdão.
- PROVAÇÃO QUE HÁ DE VIR SOBRE MUNDO INTEIRO (v.10): a grande tribulação (Mateus 24.21).
- COROA (v.11): recompensa, galardão.
- COLUNA NO SANTUÁRIO (v.12): apoiar e sustentar a obra de Deus, resistindo ao tempo e às lutas. Filadélfia fica num vale aos pés de várias montanhas. A cidade foi devastada por um terremoto em 17 d.C. e por um tempo as pessoas viveram com medo de tremores.
- GRAVAREI SOBRE ELE (v.12): a coluna muitas vezes recebia um nome em homenagem a alguém. Nesta coluna seria gravada:
-O NOME DO MEU DEUS: Yhaweh, o grande EU SOU;
-O NOME DA CIDADE DO MEU DEUS, A NOVA JERUSALÉM: cidadania celestial (Apocalipse 21.3).
-O MEU NOVO NOME: nome de Jesus de uma forma nova conhecendo o Senhor profundamente.

2- Interpretação HISTÓRICA

Filadélfia representa o sexto período do cristianismo na terra quando a obra missionária começou a se expandir pelo mundo, entre 1750 e 1900 d.C.
A Igreja passou por vários avivamentos: Movimento Pietista (1700), Movimento dos Morávios (1727), Movimento Metodista (1738), Movimentos Missionários (1750). Grandes pregadores lutaram pelo renascimento da Igreja Verdadeira. De fato este período da história cristã, muitas portas se abriram para missões.
Avivalistas missionários que marcaram o mundo4: Jonathan Edwards (1703 - 1758), John Wesley (1703-1791), George Whitefield (1714-1770), William Carey (1861-1835), Charles G. Finney (1792-1875), Charles H. Spurgeon (1834-1892), Dwight Lyman Moody (1837-1899), Hudson Taylor (1832-1905), Willian Joseph Seymour (1906).
Estes homens de Deus foram usados para grandes despertamentos espirituais por várias regiões do mundo. Até hoje seu legado tem inspirado as denominações e lideranças cristãs.

3- Interpretação MORAL

Filadélfia nos ensina sobre ser uma Igreja abençoada, fiel ao Senhor não importa o que aconteça e apesar das dificuldades.
Quando a Igreja realiza seu papel missionário, está cumprindo a vontade de Deus para o estabelecimento do Reino de Deus. Ao invés de ficar cuidando de interesses internos, a igreja precisa marchar adiante em busca daqueles que estão perdidos lá fora. Este é o verdadeiro problema da igreja: vidas que estão se perdendo sem conhecer a Jesus.
As portas para a evangelização estão abertas como nunca, basta a igreja entrar e pregar. Muitas igrejas hoje estão acomodadas, mas a Igreja que o Senhor quer buscar é lutadora e perseverante.


Seja uma igreja fiel!

CONCLUSÃO

A Igreja de Filadélfia nos ensina sobre fidelidade a Deus e amor ao próximo. Esta é a Igreja que Deus quer, uma comunidade viva e perseverante na Palavra.
O Senhor quer abrir portas para o anúncio do Evangelho e nos levantar como colunas em sua Obra.

Deus quer uma igreja fiel!

livro sete igrejas do apocalipse

E-book: As 7 Igrejas do Apocalipse

As sete cartas às igrejas no Apocalipse trazem mensagens reveladoras à igreja atual. Neste livro apresentamos três tipos de interpretação para cada uma das cartas: 1) Interpretação LITERAL; 2) Interpretação HISTÓRICA; 3) Interpretação MORAL. Certamente a mensagem deste texto trará revelações importantes para sua vida como igreja de Cristo. As cartas às sete igrejas formam uma mensagem completa para toda a cristandade. Estas cartas foram escritas para você também e será bem-aventurado se ler e ouvir (Apocalipse 1.3).


Leia um trecho do livro


Adquira  o e-book


Veja mais estudos sobre as 7 igrejas em:


______________________________

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp