Dimensões do Fruto do Espírito

Gálatas 5.22,23

-Introdução: Por que um fruto e não um cereal ou legume? O fruto é algo natural e nunca artificial. Uma fruta madura está pronta para ser comida a qualquer momento e em qualquer lugar. Também traz prazer além de alimentar de forma saudável. Desta forma deve ser a vida espiritual de cada um. Amadurecer, estar preparado, viver bem e ser forte.
O texto de Gálatas fala do Fruto do Espírito no singular, mas lista nove ‘sabores’ para este fruto. Como uma fruta que é degustada de forma diferenciada, de acordo com o paladar de cada pessoa.
As nove características do Fruto do Espírito Santo, podem ser divididas em três grupos que mostram a sua direção prática na vida cristã.

Quais são os seus frutos?

Reflita sobre as dimensões do Fruto do Espírito:

1- Você para com Deus: “amor, alegria, paz”.

O amor vem de Deus (I João 3.8), que também nos fortalece com sua alegria (Neemias 8.10) e então nos enche com sua paz (João 16.33). Deus também merece saborear algo em nossas vidas. Deus sente prazer por nós quando amamos, estamos alegres e em paz. Por isso devemos frutificar para Deus em nosso relacionamento com o Senhor.
Em nossa vida espiritual também aprendemos a amar a Deus de todo o coração (Marcos 12.30), ter prazer em buscar ao Senhor (Salmos 1.2) e paz no coração (I João 3.20). Tudo que colhemos em nossas vidas vem de Deus e somente Deus faz brotar o que semeamos com lágrimas (Salmos 126.5,6).
Só Deus te dá amor, alegria e paz verdadeira!


ASSISTA:

2- Você para com o próximo: “longanimidade, benignidade, bondade”.

A cada dia somos testados nos relacionamentos. Estamos sempre aprendendo. Para isso é preciso ter um longo ânimo, ou seja, paciência com todos (I Tessalonicenses 5.14). Também precisamos aprender a ser amáveis ou benignos com as pessoas, sem malícia no coração (I Coríntios 14.20). A bondade deve estar em tudo que fazemos (Gálatas 6.9).
Quando uma árvore está cheia de frutos, as pessoas começam a lançar pedras para derrubar os seus frutos. Por isso quando somos cheios do Espírito Santo, começamos a enfrentar perseguições. Então é importante aprender a ter paciência, ser cordial e fazer somente o bem, nunca pagar o mal com mal (Romanos 12.21).
Seja paciente, amável e bom com as pessoas!

3- Você para consigo mesmo: “fidelidade, mansidão e domínio próprio”.

Na vida pessoal podemos sentir a presença do Espírito Santo quando somos fiéis a Deus em tudo, sabendo que Deus é quem dá a recompensa (Mateus 6.2-6). Também temos que ser fiéis ao nosso próximo, mas isso é uma coisa que fica na consciência de cada um, por isso este fruto se relaciona consigo mesmo primeiro para depois alcançar os outros.
Quando o Espírito Santo está em nossas vidas, aprendemos a ser mansos “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne (Efésios 6.12). Também sabemos que “os mansos herdarão a terra” (Mateus 5.5) e aprendemos esperar nesta promessa.
O domínio próprio só é possível quando rendemos nossas vidas ao senhorio de Jesus Cristo que nos ensina e muda o temperamento, transformando em “nova criatura” (II Coríntios 5.17).
O Espírito Santo quer agir em seu íntimo!

Frutifique!

-CONCLUSÃO: João 15.8 “Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.”.
O que Jesus mais quer em nossas vidas é ver os seus frutos brotando em nós. Uma vida frutífera é cheia de bênçãos. Você pode dar frutos para Deus, para o próximo e para si mesmo. Como uma árvore frutífera que produz por uma bênção Divina, dando alimento para você e também para compartilhar com o próximo.

Busque o fruto do Espírito!

______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

0 COMENTE!:

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.