Qual é o seu dom? E os frutos?

Tema: LIDERANÇA

pregação sobre frutos

I Coríntios 12.31 “procurai, com zelo, os melhores dons”
Mateus 7.20 “pelos seus frutos os conhecereis”

Introdução: A Palavra do Senhor ensina que somos membros de um só corpo que é a Igreja, e que cada um tem uma função específica (I Coríntios 12.12-31). Para realizarmos a nossa função no corpo, precisamos saber quais são nossos dons para não entrarmos em áreas que não fomos chamados. 
O grande avivalista João Wesley sempre perguntava aos seus pregadores e evangelista antes de enviá-los aos campos: ‘Você tem a Graça? Tem os dons? Tem os frutos?’ e a pessoa devia responder a estas três perguntas.

Você tem Dons e frutos?

Vamos aprender um pouco sobre os Dons e os frutos:

I- O que é Dom Espiritual? 

I Coríntios 12.24“Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo”
     
    Dom é uma capacidade recebida como um presente de Deus. A finalidade do Dom é suprir através de seu exercício, as necessidades físicas, materiais, intelectuais e emocionais do corpo e acima de tudo derramar bênçãos espirituais sobre nós. 
Um talento é uma habilidade natural que todos têm. Cada pessoa tem uma facilidade peculiar para algo que gosta mais. Um sabe cantar, outra cozinhar, outro falar ou tocar um instrumento. Contudo o dom é dirigido pela unção do Espírito Santo de Deus. Uma pessoa pode ter muito talento, mas sem esta unção não terá o Dom. Já quem não tem muito talento, quando recebe a unção do Espírito Santo, passa a adquirir habilidades para a obra de Deus.
Use seus talentos pra Deus e busque o Dom espiritual!

II- Diferença entre Dons e Frutos do Espírito

Na Bíblia diz que existem nove dons espirituais, mas também cita nove frutos do Espírito. Então, além de ter dons, é preciso dar frutos. Leia na Bíblia sobre os dons Espirituais e o Fruto do Espírito e faça uma comparação entre estes dois textos, bem como o propósito de cada um.

DONS: I Coríntios 12.8-11
FRUTOS: Gálatas 5.22,23
Dons definem o que a pessoa faz.
O fruto do Espírito define o caráter.
O Dom precisa ser exercitado.
O Fruto amadurece o cristão.
Deus usa o crente através dos dons.
Os frutos produzem mudança de vida.

Enquanto o Dom é a capacidade dada por Deus, os frutos são o resultado do que foi semeado. Uma fruta é algo que traz prazer, sustento e está pronta para servir. Só é possível saber se um dom é de Deus se tiver frutos. Nada adianta ter muito talento se não produzir frutos.
Além de ter dons é muito importante produzir frutos!

III- Como descobrir seus Dons e Frutos 

I Coríntios 14.12 “visto que desejais dons espirituais, procurai progredir, para a edificação da igreja

O objetivo dos dons é produzir frutos na vida de cada cristão. Estes dons são manifestados na Igreja e precisam edificar o Corpo de Cristo. O Espírito Santo sabe o que a Igreja precisa e distribui capacidades de acordo com as necessidades.

Responda às perguntas abaixo para descobrir seus dons:
a) O que gosto de fazer? Os dons clamam para ser usados. Sentimos realizados quando cumprimos com os propósitos de Deus.
b) O que eu poderia fazer para outras pessoas? Deus nos deu dons para servimos a outras pessoas de forma que estas sejam encorajadas e edificadas. 
c) O que está faltando na Igreja? Muitas vezes o que nos incomoda é ver algo mal feito que poderia ser feito muito melhor. Esse conhecimento e sensibilidade podem ser a manifestação de um Dom. Precisamos pedir ao Espírito Santo para nos dirigir quanto a ajudar a Igreja em áreas que nos incomodam.
Você tem capacidade e pode gerar frutos!

Exerça seu Dom e produza frutos!

CONCLUSÃO 

I Coríntios 12.7 “a manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso

O Espírito Santo age na vida de cada pessoa de uma maneira peculiar sempre com objetivo de abençoar tanto a pessoa como toda a igreja e comunidade. Os dons devem ser usados para servir ao próximo.
Infelizmente muitos confundem este assunto e pensam nos dons que mais se destacam, como por exemplo, cantar ou pregar. Por isso acontecem muitos problemas como pessoas que têm talento para cantar ou falar, mas não buscam o dom do Espírito Santo e outros que nem têm o talento e insistem em querer aparecer. Outro problema são aqueles que até têm o dom, mas não estão dispostas a dar frutos como Jesus disse que "nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto" (João 15.8).
Uma coisa que não podemos esquecer é que tanto os dons como os frutos são dados por Deus e não pertencem a nós e sim a Ele, porém devemos buscar intensamente tanto os dons como os frutos e fazer tudo para a glória do Senhor.

Você já descobriu seu dom e tem procurado gerar frutos?

Busque os dons, mas não se esqueça dos frutos!

_________________________________________________



obras da carne e fruto do espírito

E-book: Obras da Carne e Fruto do Espírito

Um estudo completo sobre cada uma das obras da carne e as características do fruto do Espírito. A vida cristã tem desafios muito importantes tanto na questão física como espiritual. Por isso é importante ter a compreensão a respeito dos limites entre o que é carnal e o espiritual. Este estudo pode fortalecer sua vida espiritual e ajudar a vencer os desejos da carne.
Adquira o E-Book


Veja mais estudos 

O Fruto do Espírito 

Fruto do Espírito: AMOR 

Fruto do Espírito: ALEGRIA

Fruto do Espírito: PAZ 

Fruto do Espírito: LONGANIMIDADE 

Fruto do Espírito: BENIGNIDADE 

Fruto do Espírito: BONDADE 

Fruto do Espírito: FIDELIDADE 

Fruto do Espírito: MANSIDÃO

Fruto do Espírito: DOMÍNIO PRÓPRIO

 Leia também: As obras da carne

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp